A PRODUÇÃO DE PODCASTS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ESTÉTICA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Podcast, Sala de aula InvertidaResumo
A educação atual exige mudanças no processo de ensino-aprendizagem, para que o discente desenvolva habilidades e competências e se torne o protagonista do seu desenvolvimento para assim, atuar de forma a corresponder as necessidades do mercado de trabalho. O objetivo desse relato de caso, é mostrar a importância de utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), no ensino híbrido, para garantir um maior aprendizado discente. Foi aplicado no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, no item revisando conteúdo, de disciplinas com carga horária on-line, a atividade de produção de um podcast em cada ciclo avaliativo, no qual os discentes escolhiam um tema e faziam a gravação de no máximo três minutos. Como resultado, foram obtidos relatos de discentes sobre a experiencia e como auxiliou em várias dificuldades que tinham, como resistência a mudanças, timidez e outros. Como o ensino híbrido traz a necessidade de diversificação de metodologias utilizadas, o podcast, se torna então, mais uma para auxiliar e que pode ser utilizada tanto pelos discentes como pelos docentes.