A PRODUÇÃO DE PODCASTS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ESTÉTICA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Wesley dos Santos Costa Universidade Evangélica de Goiás
  • Rubia de Pina Luchetti Universidade Evangélica de Goiás
  • Cecília Magnabosco Melo Universidade Evangélica de Goiás
  • Viviane Soares Universidade Evangélica de Goiás
  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito Universidade Evangélica de Goiás
  • Valéria Gomes da Silva Rocha Universidade Evangélica de Goiás
  • Lúcia Abrahão Helou Universidade Evangélica de Goiás
  • Thiago Rodrigues de Araújo Universidade Evangélica de Goiás
  • Vaneide Caldas Martins Universidade Evangélica de Goiás
  • Wilson Nunes Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Podcast, Sala de aula Invertida

Resumo

A educação atual exige mudanças no processo de ensino-aprendizagem, para que o discente desenvolva habilidades e competências e se torne o protagonista do seu desenvolvimento para assim, atuar de forma a corresponder as necessidades do mercado de trabalho. O objetivo desse relato de caso, é mostrar a importância de utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), no ensino híbrido, para garantir um maior aprendizado discente. Foi aplicado no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, no item revisando conteúdo, de disciplinas com carga horária on-line, a atividade de produção de um podcast em cada ciclo avaliativo, no qual os discentes escolhiam um tema e faziam a gravação de no máximo três minutos. Como resultado, foram obtidos relatos de discentes sobre a experiencia e como auxiliou em várias dificuldades que tinham, como resistência a mudanças, timidez e outros. Como o ensino híbrido traz a necessidade de diversificação de metodologias utilizadas, o podcast, se torna então, mais uma para auxiliar e que pode ser utilizada tanto pelos discentes como pelos docentes.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

DOS SANTOS COSTA, W.; DE PINA LUCHETTI, R. .; MAGNABOSCO MELO, C. .; SOARES, V.; AUGUSTA DA FONSECA ALMEIDA BRITO, O. .; GOMES DA SILVA ROCHA, V. .; ABRAHÃO HELOU, L. .; RODRIGUES DE ARAÚJO, T. .; CALDAS MARTINS, V. .; NUNES, W. . A PRODUÇÃO DE PODCASTS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ESTÉTICA: : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 99–102, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8265. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES