A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS
Palavras-chave:
Ambientes virtuais, Moodle, Ensino presencial, Relato de experiênciaResumo
A utilização da tecnologia tem dado mostras de poder proporcionar mudanças de paradigma em educação. O uso de softwares e de ferramentas de interação pode auxiliar na construção de conhecimentos, quando integra ambientes virtuais como apoio ao desenvolvimento de estudos nos cursos de Engenharia. Neste trabalho apresenta-se algumas considerações sobre a inclusão de recursos tecnológicos para promover melhores condições de aprendizagem na disciplina Estruturas de Concreto I, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, situada na cidade de Anápolis - GO. A disciplina foi ministrada presencialmente e utilizou-se de ambiente virtual, Moodle, como apoio às aulas presenciais. O ambiente implementado agrega um conjunto de ferramentas e de cenários, que permitem a comunicação entre os sujeitos e a realização colaborativa ou cooperativa de tarefas de aprendizagem. Diferentes espaços são organizados de modo a disponibilizar informações relativas ao programa e às propostas pedagógicas da disciplina, orientações de estudo e agenda de atividades, sugestões de bibliografia e links que conduzem a sites relacionados aos tópicos de estudo, além de material de apoio e de recursos de comunicação. Alguns resultados indicam que o ambiente e as estratégias utilizadas têm potencial para auxiliar o estudante, no desenvolvimento da autonomia e do aprender a aprender e o professor a atuar em constante reflexão sobre seu fazer pedagógico A tecnologia empregada agregou qualidade à aula, bem como constata dificuldades encontradas pelos alunos em relação a tempo, em relação ao prolongamento da aula presencial no ambiente virtual, mas os ganhos de qualidade com a incorporação da TIC foram altamente significativos; o conhecimento adquirido pelos alunos estendeu-se ao campo profissional; os novos ambientes ampliaram significativamente o espaço da aula; as discussões nos fóruns de debate virtuais, a vivência de trabalhos colaborativos, a descoberta e a desmistificação da tecnologia foram fatores relevantes observados na experiência.