A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS

Autores

  • Ana Lucia Carrijo Adorno UniEVANGELICA
  • Agnaldo Antônio Moreira Teodoro da Silva
  • Anderson Dutra e Silva
  • Cláudia Gomes de Oliveira Santos
  • Eduardo Dourado Argôlo
  • Eduardo Martins Toledo
  • Glediston Nepomuceno Costa Júnior
  • Joaquim Orlando Parada
  • Kíria Nery Alves do Espírito Santo Gomes
  • Vanessa Honorato Domingos

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, Moodle, Ensino presencial, Relato de experiência

Resumo

A utilização da tecnologia tem dado mostras de poder proporcionar mudanças de paradigma em educação. O uso de softwares e de ferramentas de interação pode auxiliar na construção de conhecimentos, quando integra ambientes virtuais como apoio ao desenvolvimento de estudos nos cursos de Engenharia. Neste trabalho apresenta-se algumas considerações sobre a inclusão de recursos tecnológicos para promover melhores condições de aprendizagem na disciplina Estruturas de Concreto I, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, situada na cidade de Anápolis - GO. A disciplina foi ministrada presencialmente e utilizou-se de ambiente virtual, Moodle, como apoio às aulas presenciais. O ambiente implementado agrega um conjunto de ferramentas e de cenários, que permitem a comunicação entre os sujeitos e a realização colaborativa ou cooperativa de tarefas de aprendizagem. Diferentes espaços são organizados de modo a disponibilizar informações relativas ao programa e às propostas pedagógicas da disciplina, orientações de estudo e agenda de atividades, sugestões de bibliografia e links que conduzem a sites relacionados aos tópicos de estudo, além de material de apoio e de recursos de comunicação. Alguns resultados indicam que o ambiente e as estratégias utilizadas têm potencial para auxiliar o estudante, no desenvolvimento da autonomia e do aprender a aprender e o professor a atuar em constante reflexão sobre seu fazer pedagógico A tecnologia empregada agregou qualidade à aula, bem como constata dificuldades encontradas pelos alunos em relação a tempo, em relação ao prolongamento da aula presencial no ambiente virtual, mas os ganhos de qualidade com a incorporação da TIC foram altamente significativos; o conhecimento adquirido pelos alunos estendeu-se ao campo profissional; os novos ambientes ampliaram significativamente o espaço da aula; as discussões nos fóruns de debate virtuais, a vivência de trabalhos colaborativos, a descoberta e a desmistificação da tecnologia foram fatores relevantes observados na experiência.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

CARRIJO ADORNO, A. L.; ANTÔNIO MOREIRA TEODORO DA SILVA, A.; DUTRA E SILVA, A.; GOMES DE OLIVEIRA SANTOS, C.; DOURADO ARGÔLO, E.; MARTINS TOLEDO, E.; NEPOMUCENO COSTA JÚNIOR, G.; ORLANDO PARADA, J.; NERY ALVES DO ESPÍRITO SANTO GOMES, K.; HONORATO DOMINGOS, V. A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 84–98, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8264. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES