O USO DE ESTUDOS DE CASO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS
Palavras-chave:
Revisão de conteúdo. , Estudo de caso. , Estratégias de ensino e aprendizagem.Resumo
O ambiente virtual de aprendizagem permite a aproximação e melhor comunicação entre professores e alunos, assim como também permite a utilização de diversas ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem, entre elas o estudo de caso. O objetivo desse relato de caso é mostrar a utilização da ferramenta “Aprendendo a Resolver Problemas”, que é uma exigência da proposta pedagógica para todos os cursos da Unievangélica, como parte da disciplina do curso de Nutrição denominada Nutrição Funcional, Fitoterapia e Estética. A proposta foi apresentada na primeira semana de aula, dentro do plano de ensino e aprendizagem, e era conduzido da seguinte forma: em cada um dos ciclos de avaliação de aprendizagem (VA), foi apresentado aos alunos um estudo de caso, sempre quinze dias antes da aplicação da prova presencial. Os alunos deveriam se reunir em grupos para discutir o estudo de caso e elaborar uma possível solução. Na semana seguinte, ou seja, uma semana antes da VA, cada grupo apresentava a sua resolução e a professora apresentava a chave de correção, estimulando assim uma discussão entre os grupos sobre os possíveis desfechos do caso. Esse tipo de avaliação, onde a discussão faz parte da composição da nota, dando margem ao erro e posterior acerto dos alunos, estimulou à busca e estudo dos conteúdos do caso e conteúdos anteriores, exigindo a interdisciplinaridade no curso. A participação efetiva dos alunos, tanto na parte de execução do estudo quanto na sua discussão, e os resultados obtidos e avaliados na VA, deixaram claro que esse tipo de ferramenta pode ser utilizado com êxito dentro do AVA e nas salas de aula do curso de Nutrição da Unievangélica.