O USO DE PODCASTS PARA REVISÕES DE CONTEÚDOS
PRÁTICA EXITOSA NA DISCIPLINA DE ALIMENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA.
Palavras-chave:
Ensino superior. , Podcast. , Ensino híbrido. , Relato de caso.Resumo
O uso de ferramentas tecnológicas no ensino tem avançado de forma significativa e se mostra como uma estratégia para aumentar a adesão dos alunos ao conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Sabe-se também que o uso inteligente dessas estratégias facilita o processo de ensino aprendizagem. Assim sendo, uma ferramenta utilizada para direcionar o estudo dos alunos e torna-lo mais efetivo, foi o uso de podcasts para realizar revisões de conteúdo no período antecedente às provas. O envio do conteúdo de áudio para os alunos aconteceu através da plataforma AVA. O uso de podcasts demonstrou-se efetivo como estratégia de redução dos percentuais de notas abaixo da média, caindo de 35% para nulo entre as notas de primeira e terceira avaliações. Além disso, foram identificadas redução no número de alunos faltantes em sala de aula, bem como, o recebimento de feedbacks positivos dos alunos para a docente. O uso de podcasts apresentou-se como uma estratégia exitosa de revisão de conteúdo, que minimiza a distância entre professor e alunos, além de direcionar os estudos dos mesmos.