O USO DE PODCASTS PARA REVISÕES DE CONTEÚDOS

PRÁTICA EXITOSA NA DISCIPLINA DE ALIMENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA.

Autores

  • Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges Universidade Evangélica de Goiás.
  • Caroline do Nascimento Silva Universidade Evangélica de Goiás.
  • Giovanna Nascimento Mello e Silva. Universidade Evangélica de Goiás.
  • Flávia Melo Universidade Evangélica de Goiás.
  • Hugo Andrade Silvestre Universidade Evangélica de Goiás.
  • Cristiane Ribeiro Pinto Universidade Evangélica de Goiás.
  • Rúbia de Pina Luchetti Universidade Evangélica de Goiás.

Palavras-chave:

Ensino superior. , Podcast. , Ensino híbrido. , Relato de caso.

Resumo

O uso de ferramentas tecnológicas no ensino tem avançado de forma significativa e se mostra como uma estratégia para aumentar a adesão dos alunos ao conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Sabe-se também que o uso inteligente dessas estratégias facilita o processo de ensino aprendizagem. Assim sendo, uma ferramenta utilizada para direcionar o estudo dos alunos e torna-lo mais efetivo, foi o uso de podcasts para realizar revisões de conteúdo no período antecedente às provas. O envio do conteúdo de áudio para os alunos aconteceu através da plataforma AVA. O uso de podcasts demonstrou-se efetivo como estratégia de redução dos percentuais de notas abaixo da média, caindo de 35% para nulo entre as notas de primeira e terceira avaliações. Além disso, foram identificadas redução no número de alunos faltantes em sala de aula, bem como, o recebimento de feedbacks positivos dos alunos para a docente. O uso de podcasts apresentou-se como uma estratégia exitosa de revisão de conteúdo, que minimiza a distância entre professor e alunos, além de direcionar os estudos dos mesmos.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

ROSA DE MELO RIBEIRO BORGES, C. .; DO NASCIMENTO SILVA, C. .; NASCIMENTO DE MELLO E SILVA., G.; MELO, F.; SILVESTRE, H.; RIBEIRO PINTO, C.; LUCHETTI, R. de. O USO DE PODCASTS PARA REVISÕES DE CONTEÚDOS: PRÁTICA EXITOSA NA DISCIPLINA DE ALIMENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA. . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 68–70, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8256. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES