UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES PROCESSUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES PROCESSUAIS

Autores

  • José Luís Rodrigues Martins Unievangélica
  • Flávia Gonçalves Vasconcelos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Janaina Andréa Moscatto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • José Elias Flosino de Sousa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Luciana Vieira Queiroz Labre Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucimar Pinheiro Rosseto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Mirella Andrade Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Rodrigo Scaliante de Moura Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Roldão Oliveira de Carvalho Filho Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Ensino híbrido. , Metodologia ativa. , Ensino remoto.

Resumo

 A suspensão e, posteriormente, o retorno parcial das aulas, evidenciou a necessidade de implementar novas formas de ensinar e aprender, que integrem modo presencial e remoto, caracterizando o ensino híbrido. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) tornaram-imprescindíveis para a construção e mensuração do conhecimento adquirido neste novo modelo. Nesse contexto, neste estudo, objetivou-se relatar a experiência do uso do AVA na avaliação processual dos acadêmicos do Curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA, em 2022/1. O estudo considerou a realização pelos alunos, em 12 disciplinas cursadas, entre fevereiro e julho de 2022, de três modalidades de avaliação processual através do moodle: atividade pré aula (APA), atividade pós-aula (AAS) e aprendendo a resolver problemas (ARP), que totalizavam 50% da nota necessária para aprovação. A análise demonstrou que 84% dos alunos aprovados nas disciplinas realizaram as atividades, principalmente a APA (87%), contra 51% dos reprovados, evidenciando a importância da realização delas para aprovação. Fatores como o perfil trabalhador do aluno do Curso, com pouco tempo disponível, o desinteresse e a dificuldade com o novo modelo de ensino parecem estar relacionados a esses resultados, tornando necessário aprimoramento contínuo da ferramenta, a fim de atender melhor os objetivos propostos e os diferentes perfis de aluno.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, J. L.; GONÇALVES VASCONCELOS, F. .; ANDRÉA MOSCATTO, J. .; FLOSINO DE SOUSA, J. E. .; VIEIRA QUEIROZ LABRE, L.; PINHEIRO ROSSETO, L. .; ANDRADE SILVA, M. .; AUGUSTA DA FONSECA ALMEIDA BRITO, O. .; SCALIANTE DE MOURA, R.; OLIVEIRA DE CARVALHO FILHO, R. . UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES PROCESSUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES PROCESSUAIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 59–63, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8251. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES