UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES PROCESSUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES PROCESSUAIS
Palavras-chave:
Ensino híbrido. , Metodologia ativa. , Ensino remoto.Resumo
A suspensão e, posteriormente, o retorno parcial das aulas, evidenciou a necessidade de implementar novas formas de ensinar e aprender, que integrem modo presencial e remoto, caracterizando o ensino híbrido. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) tornaram-imprescindíveis para a construção e mensuração do conhecimento adquirido neste novo modelo. Nesse contexto, neste estudo, objetivou-se relatar a experiência do uso do AVA na avaliação processual dos acadêmicos do Curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA, em 2022/1. O estudo considerou a realização pelos alunos, em 12 disciplinas cursadas, entre fevereiro e julho de 2022, de três modalidades de avaliação processual através do moodle: atividade pré aula (APA), atividade pós-aula (AAS) e aprendendo a resolver problemas (ARP), que totalizavam 50% da nota necessária para aprovação. A análise demonstrou que 84% dos alunos aprovados nas disciplinas realizaram as atividades, principalmente a APA (87%), contra 51% dos reprovados, evidenciando a importância da realização delas para aprovação. Fatores como o perfil trabalhador do aluno do Curso, com pouco tempo disponível, o desinteresse e a dificuldade com o novo modelo de ensino parecem estar relacionados a esses resultados, tornando necessário aprimoramento contínuo da ferramenta, a fim de atender melhor os objetivos propostos e os diferentes perfis de aluno.