A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA E SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL
A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO
Palavras-chave:
Body painting. , Anatomia humana. , Metodologia ativa.Resumo
Body Painting é um processo de pintura de estruturas internas na superfície do corpo com alto grau de detalhamento. Diversas estruturas, como músculos, veias, ossos, nervos e órgãos internos, são reproduzidas na pele humana facilitando o estudo anatômico e a palpação. É uma ferramenta utilizada com o propósito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, onde o discente é o agente principal, assumindo um papel ativo e resignificando o aprendizado para a futura vida profissional. O presente estudo tem como objetivo apresentar o uso do Body Painting como ferramenta de ensino-aprendizagem no eixo de conhecimento de estrutura e função dos músculos, bem como sua aplicação no ambiente virtualde aprendizagem (AVA). No primeiro semestre de 2022 optou-se pelo uso da técnica body painting junto ao estudo das peças anatômicas cadavéricas e sintéticas na disciplina de morfofisiologia para os alunos do curso de farmácia. O tema abordado nas aulas foi referente aos músculos dos membros superiores. Na exposição do plano de ensino da disciplina, os discentes foram apresentados à metodologia e informados como deveriam proceder com a técnica body painting: cada grupo composto por dez alunos deveria escolher dois representantes para serem os “modelos”, que deveriam ficar com o braços e antebraços e mãos expostos. Em seguida, reproduziram na superfície corporal dos discentes, os músculos dos membros superiores, de acordo com a peça visualizada no laboratório, além de fotografar e inserir no AVA. Assim, a utilização da técnica body painting como recurso didático alternativo proporcionou uma atuação ativa dos discentes, proporcionando meios de integrar os temas, introduzindo ferramentas inovadoras como alternativas na educação.