A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA E SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL

A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO

Autores

  • José Luís Rodrigues Martins Unievangélica
  • Liana da Silva Gomes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ana Paula Montandon de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Flávia Gonçalves Vasconcelos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Janaina Andréa Moscatto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Jivago Carneiro Jaime Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • José Elias Flosino de Sousa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Karine Watanabe de Brito Duarte Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Larisse Silva Dalla Libera Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Luana Alves de Freitas Afiune Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Body painting. , Anatomia humana. , Metodologia ativa.

Resumo

Body Painting é um processo de pintura de estruturas internas na superfície do corpo com alto grau de detalhamento. Diversas estruturas, como músculos, veias, ossos, nervos e órgãos internos, são reproduzidas na pele humana facilitando o estudo anatômico e a palpação. É uma ferramenta utilizada com o propósito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, onde o discente é o agente principal, assumindo um papel ativo e resignificando o aprendizado para a futura vida profissional. O presente estudo tem como objetivo apresentar o uso do Body Painting como ferramenta de ensino-aprendizagem no eixo de conhecimento de estrutura e função dos músculos, bem como sua aplicação no ambiente virtualde aprendizagem (AVA). No primeiro semestre de 2022 optou-se pelo uso da técnica body painting junto ao estudo das peças anatômicas cadavéricas e sintéticas na disciplina de morfofisiologia para os alunos do curso de farmácia. O tema abordado nas aulas foi referente aos músculos dos membros superiores. Na exposição do plano de ensino da disciplina, os discentes foram apresentados à metodologia e informados como deveriam proceder com a técnica body painting: cada grupo composto por dez alunos deveria escolher dois representantes para serem os “modelos”, que deveriam ficar com o braços e antebraços e mãos expostos. Em seguida, reproduziram na superfície corporal dos discentes, os músculos dos membros superiores, de acordo com a peça visualizada no laboratório, além de fotografar e inserir no AVA. Assim, a utilização da técnica body painting como recurso didático alternativo proporcionou uma atuação ativa dos discentes, proporcionando meios de integrar os temas, introduzindo ferramentas inovadoras como alternativas na educação.

 

Publicado

2022-12-02

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, J. L.; DA SILVA GOMES , L. .; MONTANDON DE OLIVEIRA, A. P. .; GONÇALVES VASCONCELOS, F. .; ANDRÉA MOSCATTO, J. .; CARNEIRO JAIME, J. .; FLOSINO DE SOUSA, J. E. .; WATANABE DE BRITO DUARTE, K. .; SILVA DALLA LIBERA, L. .; ALVES DE FREITAS AFIUNE, L. . A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA E SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL: A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 46–50, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8247. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES