ATIVIDADES INTEGRADORAS NO MORFOFUNCIONAL: UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Interdisciplinaridade, Educação médica, Sala de aula invertidaResumo
Em busca de novas estratégias pedagógicas para uma educação médica de excelência, a equipe de professores do morfofuncional buscou integrar conteúdos e tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes aos alunos do curso de medicina, da Universidade Evangélica de Goiás. O objetivo foi relatar a inserção de atividades que tiveram como foco a integração de conteúdos, por meio da elaboração de casos clínicos. Para isso, foram postados, com sete dias de antecedência, roteiros de estudo, links de videoaulas, checklists comentados e, por vezes, questionários no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Também no AVA foram disponibilizados casos clínicos, que, juntamente com modelos anatômicos sintéticos e lâminas histológicas, compunham estações. Tais atividades foram propostas por entender que a sala de aula invertida coloca o aluno como ator principal no processo de aprendizagem e que quanto mais integrado for o conteúdo e mais aplicado à sua realidade no mercado de trabalho, mais atraente será a mesma para o acadêmico. Essa metodologia foi muito elogiada pelos estudantes, que tiveram mais autonomia, interesse e dúvidas para serem esclarecidas, bem como pelos docentes que tornaram suas aulas mais dinâmicas e atrativas. Com esse método, os professores guiaram os estudantes, orientaram na resolução de problemas e tornaram as aulas mais proveitosas e menos entediantes quando comparadas as aulas expositivas, as quais têm sido raramente utilizadas no curso. Acredita-se que estas atividades, em conjunto com outras metodologias ativas que estão sendo realizadas, contribuirão com a formação de futuros médicos de excelência, nesse bem conceituado curso de medicina.