O APRENDIZADO ACADÊMICO POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS

Autores

  • Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro Lima Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Educação superior;, Graduação;, Saúde;, Enfermagem.

Resumo

Aliadas aos desafios da formação superior, surgem as questões contemporâneas que levam à mobilização das práticas pedagógica. As mudanças e as adaptações que ocorrem no cotidiano das pessoas e no trabalho, influenciam significativamente o ensino superior e esse entendimento é importante no planejamento didático-pedagógico, pois de que adiantaria um conhecimento sem utilidade na vida do acadêmico e da sociedade. Apresenta-se um relato de experiência docente, com base na análise de participação acadêmica no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no curso universitário de enfermagem. O objetivo deste é discorrer sobre a experiência docente na condução do aprendizado com as tecnologias digitais da comunicação e informação, com ênfase na percepção discente. Nesse momento, percebe-se que a comunidade acadêmica já está familiarizada com a plataforma on line, denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), entretanto a preocupação com a qualidade dos conteúdos e da qualidade de aprendizagem fomentou o aprimoramento das atividades, com a curadoria dos conteúdos de estudo e de atividades pré e pós aula. Nesse processo, surgiram indagações acadêmicas relacionadas a quantidade excessiva de conteúdo quando somadas todas as disciplinas do período, o prazo para realização das atividades não suficiente para alguns, bem como, a coerência entre os conteúdos disponibilizados e as atividades propostas. Aos poucos todos estão percebendo e entendo a importância da flexibidade e diversificação nas formas de aprender. Mesmo em meio aos desafios de habilidades tecnológicas digitais, a grande maioria dos acadêmicos tem mostrado domínio no uso das mesmas na graduação.

Palavras-chave: Educação superior; Graduação; Saúde; Enfermagem.

Biografia do Autor

Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro Lima, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA

Mestre em Ciências Ambientais: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, pelo Centro Universitário de Goiás/ UniEVANGÉLICA (2014). Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde Pública pelo Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA (2006), Especialista Enfermagem em Cardiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), Especialista Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2018) e Especialista Atenção ao Paciente crítico: urgência, emergência e unidade de terapia intensiva, pela UNINTER (2020). Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica de Goiás (2001). Atualmente docente do Centro Universitário de Anápolis/ UniEVANGÉLICA, no Curso de Enfermagem (desde 2007) e Enfermeira Efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis/ SEMUSA, Goiás (desde 2004). Tem experiência em Enfermagem nas especialidades Obstetrícia e Neonatologia, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulta, Clínica médica e cirúrgica, Urgência e Emergência, Saúde da Mulher e Pesquisas científicas.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

LIMA, R. R. de C. R. de C. O APRENDIZADO ACADÊMICO POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 37–41, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8245. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES