O APRENDIZADO ACADÊMICO POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Educação superior;, Graduação;, Saúde;, Enfermagem.Resumo
Aliadas aos desafios da formação superior, surgem as questões contemporâneas que levam à mobilização das práticas pedagógica. As mudanças e as adaptações que ocorrem no cotidiano das pessoas e no trabalho, influenciam significativamente o ensino superior e esse entendimento é importante no planejamento didático-pedagógico, pois de que adiantaria um conhecimento sem utilidade na vida do acadêmico e da sociedade. Apresenta-se um relato de experiência docente, com base na análise de participação acadêmica no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no curso universitário de enfermagem. O objetivo deste é discorrer sobre a experiência docente na condução do aprendizado com as tecnologias digitais da comunicação e informação, com ênfase na percepção discente. Nesse momento, percebe-se que a comunidade acadêmica já está familiarizada com a plataforma on line, denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), entretanto a preocupação com a qualidade dos conteúdos e da qualidade de aprendizagem fomentou o aprimoramento das atividades, com a curadoria dos conteúdos de estudo e de atividades pré e pós aula. Nesse processo, surgiram indagações acadêmicas relacionadas a quantidade excessiva de conteúdo quando somadas todas as disciplinas do período, o prazo para realização das atividades não suficiente para alguns, bem como, a coerência entre os conteúdos disponibilizados e as atividades propostas. Aos poucos todos estão percebendo e entendo a importância da flexibidade e diversificação nas formas de aprender. Mesmo em meio aos desafios de habilidades tecnológicas digitais, a grande maioria dos acadêmicos tem mostrado domínio no uso das mesmas na graduação.
Palavras-chave: Educação superior; Graduação; Saúde; Enfermagem.