O Ambiente Virtual de Aprendizagem
prática no Curso de Direito
Palavras-chave:
Relato de experiência. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Curso de Direito.Resumo
O uso de ferramentas em prol do processo ensinagem tem sido essencial na universidade. A busca por uma pedagogia que corresponda a uma aprendizagem efetiva no meio acadêmico resultou em estratégias que visam a formação continuada do docente, na qual se destaca a utilização de recursos diversos com o fim de romper com a ideia de que o professor dá aulas, mas sim, de que ele as faz, junto ao discente. Nessa perspectiva, surge, na Universidade UniEvangélica, o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Este texto apresenta a importância dessa ferramenta para uma pedagogia pautada na transdisciplinaridade, suas diretrizes e dinâmica, tendo por objetivo relatar a experiência acadêmica, com destaque para as práticas, exitosas e inovadoras, resultantes do uso do AVA no Curso de Direito. A justificativa quanto à escolha do tema se dá diante da necessidade de se adequar o ensino a um sistema de aprendizagem no qual, com o avanço tecnológico e a dinâmica interacional provocada pelo acesso ao meio de comunicação via digital, requer o repensar desse processo com o fim de garantir ao alunado habilidades e competências necessárias para a realidade de um mundo, também virtual. Mas, como viabilizar um aprendizado que capacite a apreensão de conhecimento pelo acadêmico? O Ambiente Virtual de Aprendizagem, ao proporcionar uma dinâmica de aulas híbridas, possibilita uma cultura de construção maker (fazer): de autonomia discente, segundo a qual o aluno, de mero expectador, para a ser, também, o autor na construção de seu conhecimento.