A UTILIZAÇÃO DO AVA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Cecilia Martínez Amaro Freitas UniEVANGELICA
  • Fabrícia Borges de Freitas Araújo
  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone
  • Edna Aparecida de Oliveira Beltrão
  • Patrícia Sheyla Bagot de Almeida
  • Sandra Elaine Aires Abreu

Resumo

O presente estudo se refere a um relato de experiência que evidencia a avaliação da aprendizagem como uma prática pedagógica processual e contínua, que se utiliza de ações diversificadas para obter elementos que auxiliem o professor a acompanhar e intervir no desenvolvimento acadêmico de seus alunos, utilizando o AVA como importante instrumento de coleta de dados que pode enriquecer o processo avaliativo, tanto para o professor como para o aluno. Os relatos aqui expostos referem-se a práticas docentes de avaliação das disciplinas Avaliação da Aprendizagem e Didática: Métodos e Recursos de Aprendizagem permeadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso de Pedagogia da Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGELICA. Eles apontam que os recursos disponibilizados pelo AVA favorecem a proposição e acompanhamento de atividades avaliativas que possibilitam a coleta de dados qualitativos, que auxiliam no redirecionamento do itinerário pedagógico.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

MARTÍNEZ AMARO FREITAS, M. C.; BORGES DE FREITAS ARAÚJO, F.; DOS REIS PEREIRA FANSTONE, P.; DE OLIVEIRA BELTRÃO, E. A.; BAGOT DE ALMEIDA, P. S.; AIRES ABREU, S. E. A UTILIZAÇÃO DO AVA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8241. Acesso em: 30 set. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES