TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTÍMULO PARA INOVAR A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
gestão, aprendizagem , tecnologias , educação , gamificação.Resumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiencia vivenciada pelos professores do curso de Administração da Universidade Evangélica de Goiás durante do segundo semestre de 2021 na disciplina de Jogos Empresariais. O trabalho foi realizado de modo interdisciplinar e contou com a participação de professores de Matemática Financeira, Contabilidade de Custos, Pesquisa Operacional, Empreendedorismo, Teoria Geral da Administração e Tecnologias de Gestão. A atividade consistiu na simulação do processo de gestão de uma loja varejista de colchões. Os alunos foram divididos em seis equipes de trabalho e cada equipe elegeu um CEO para direcionar as tarefas. A duração da atividade foi de vinte semanas, de modo remoto, por meio de uma plataforma educacional chamada Smulador Coliseum. Os resultados mostraram que por meio da gamificação, os alunos conseguiram resgatar saberes até então adormecidos, pois haviam sido trabalhados em semestres anteriores, e de forma visível e extremamente satisfatória decisões estratégicas foram tomadas com muita maestria por boa parte dos grupos. Desta forma, o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com o perfil do egresso de administração puderam ser operacionalizadas de forma extremamente eficiente, surpreendendo positivamente o grupo de professores envolvidos na ação.