Saúde Mental em [con]Texto:
oficinas terapêuticas e a formação de profissionais-cidadãos
Palavras-chave:
Formação universitária. , Políticas públicas. , Reabilitação psicossocialResumo
O seguinte artigo tem como objetivo fomentar as discussões acerca da responsabilidade da universidade frente à construção e efetivação das políticas públicas, assim como a formação do profissional da psicologia para atuação neste campo. Para tal, utilizaremos como metodologia o relato de experiência trazendo um projeto desenvolvido na disciplina de clínica em saúde II, do curso de psicologia da Universidade Evangélica de Goiás. O projeto foi desenvolvido em parceria com a rede municipal de saúde mental e divido em três etapas. O primeiro momento foi de aproximação dos discentes aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial e equipes, seguido pela realização de oficinas terapêuticas e finalizado com a produção de um jornal da saúde mental a partir das ações desenvolvidas. A inserção da psicologia nas políticas públicas demandou uma transformação da práxis psicológica, reinventando-se tanto teoricamente quanto em ações. A atuação desse profissional nas políticas públicas deve ser direcionada pela noção de reabilitação psicossocial, que tem nas oficinas terapêuticas importante ferramenta. A formação universitária deve proporcionar a construção de um conhecimento ativo e crítico, de modo a instrumentalizar o discente para uma prática emancipatória alinhada às propostas do SUS.