Saúde Mental em [con]Texto:

oficinas terapêuticas e a formação de profissionais-cidadãos

Autores

  • Adrielle Beze Peixoto Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
  • Ana Luísa Lopes Cabral
  • Bárbara Naves dos Santos
  • Fernando Figueiredo dos Santos Reis
  • Jéssica Batista Araújo
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Luciano da Ressurreição dos Santos
  • Máriam Hanna Daccache
  • Regiane Janaína Silva Menezes
  • Tiago Meireles do Carmo Morais

Palavras-chave:

Formação universitária. , Políticas públicas. , Reabilitação psicossocial

Resumo

O seguinte artigo tem como objetivo fomentar as discussões acerca da responsabilidade da universidade frente à construção e efetivação das políticas públicas, assim como a formação do profissional da psicologia para atuação neste campo. Para tal, utilizaremos como metodologia o relato de experiência trazendo um projeto desenvolvido na disciplina de clínica em saúde II, do curso de psicologia da Universidade Evangélica de Goiás. O projeto foi desenvolvido em parceria com a rede municipal de saúde mental e divido em três etapas. O primeiro momento foi de aproximação dos discentes aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial e equipes, seguido pela realização de oficinas terapêuticas e finalizado com a produção de um jornal da saúde mental a partir das ações desenvolvidas. A inserção da psicologia nas políticas públicas demandou uma transformação da práxis psicológica, reinventando-se tanto teoricamente quanto em ações.  A atuação desse profissional nas políticas públicas deve ser direcionada pela noção de reabilitação psicossocial, que tem nas oficinas terapêuticas importante ferramenta. A formação universitária deve proporcionar a construção de um conhecimento ativo e crítico, de modo a instrumentalizar o discente para uma prática emancipatória alinhada às propostas do SUS.

Biografia do Autor

Adrielle Beze Peixoto, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professora no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

PEIXOTO, A. B.; LOPES CABRAL, A. L. .; NAVES DOS SANTOS, B. .; FIGUEIREDO DOS SANTOS REIS, F. .; BATISTA ARAÚJO, J.; MARA REZENDE ROLINDO , J. .; DA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS, L. .; HANNA DACCACHE, M. .; JANAÍNA SILVA MENEZES, R.; MEIRELES DO CARMO MORAIS, T. . Saúde Mental em [con]Texto: : oficinas terapêuticas e a formação de profissionais-cidadãos. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 183–187, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7629. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES