FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS
Palavras-chave:
Flipped Classroom., Sala de aula invertida., Ensino – Aprendizagem.Resumo
O Conselho Nacional de Educação (CNE), a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), desde o ano 2000, vêm incentivando mudanças na metodologia de ensino e aprendizagem no nosso país, diretamente, nas instituições formadoras dos cursos superiores. Nessa perspectiva, as instituições de ensino superior (IES), preconizam a formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética do seu graduado, tendo como princípio teórico, a autonomia do discente. As IESs, buscam desde então, rever seu processo de ensino-aprendizagem, buscando conseguir que o discente consiga ter a autonomia necessária, para aprender de forma consistente, desenvolvendo habilidades e competências para atuarem no mercado de trabalho de forma ética, com raciocínio crítico, responsabilidade, sensibilidade e respeito ao próximo. Visando superar essas dificuldades no processo ensino-aprendizagem, o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética propôs trabalhar com metodologias ativas, como a sala de aula invertida, para que o seu acadêmico possa buscar conhecimento, aprender com problemas reais que acontecem no dia a dia do profissional estetocosmetólogo e trazer para a sala de aula as dúvidas, questionamentos e interações que irão agregar de forma significativa ao aprendizado. Baseado nesse contexto o objetivo deste relato de caso é discorrer sobre processos de ensino-aprendizagem utilizados no ano corrente, comprovando a importância pedagógica na utilização das Metodologias Ativas, como a sala de aula invertida, que foi aplicada e no final do semestre levou a um dia “Spa Day”, no qual os discentes puderam colocar em prática, todo aprendizado multidisciplinar do semestre.