FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Rubia de Pina Luchetti Centro Universitário de Anápolis
  • Lucia Abrahão Helou
  • Valeria Gomes da Silva
  • Wesley Costa dos Santos
  • Wilson Nunes

Palavras-chave:

Flipped Classroom., Sala de aula invertida., Ensino – Aprendizagem.

Resumo

O Conselho Nacional de Educação (CNE), a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), desde o ano 2000, vêm incentivando mudanças na metodologia de ensino e aprendizagem no nosso país, diretamente, nas instituições formadoras dos cursos superiores. Nessa perspectiva, as instituições de ensino superior (IES), preconizam a formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética do seu graduado, tendo como princípio teórico, a autonomia do discente. As IESs, buscam desde então, rever seu processo de ensino-aprendizagem, buscando conseguir que o discente consiga ter a autonomia necessária, para aprender de forma consistente, desenvolvendo habilidades e competências para atuarem no mercado de trabalho de forma ética, com raciocínio crítico, responsabilidade, sensibilidade e respeito ao próximo. Visando superar essas dificuldades no processo ensino-aprendizagem, o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética propôs trabalhar com metodologias ativas, como a sala de aula invertida, para que o seu acadêmico possa buscar conhecimento, aprender com problemas reais que acontecem no dia a dia do profissional estetocosmetólogo e trazer para a sala de aula as dúvidas, questionamentos e interações que irão agregar de forma significativa ao aprendizado. Baseado nesse contexto o objetivo deste relato de caso é discorrer sobre processos de ensino-aprendizagem utilizados no ano corrente, comprovando a importância pedagógica na utilização das Metodologias Ativas, como a sala de aula invertida, que foi aplicada e no final do semestre levou a um dia “Spa Day”, no qual os discentes puderam colocar em prática, todo aprendizado multidisciplinar do semestre.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

LUCHETTI, R. de P.; ABRAHÃO HELOU, L.; GOMES DA SILVA , V.; COSTA DOS SANTOS, W. .; NUNES , W. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 175–178, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7626. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES