ENSINO HÍBRIDO

o aluno protagonista como finalidade da carreira do educador

Autores

  • Guilherme Soares vieira UniEvangélica
  • Marina Teodoro Universidade Evangélica de Goiás
  • Valdivino José Ferreira Universidade Evangélica de Goiás
  • Ana Paula Veloso de Assis Sousa Universidade Evangélica de Goiás
  • Luciano do Valle Universidade Evangélica de Goiás
  • Aline de Assis Rodrigues do A. Muniz Universidade Evangélica de Goiás
  • Cristiano Chuquia dos Santos Orrico Universidade Evangélica de Goiás
  • Idelci Ferreira de Lima Universidade Evangélica de Goiás
  • Laurentino Xavier da Silva Universidade Evangélica de Goiás
  • Lilainne Carvalho de Souza Magela Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

reforma educacional. , metodologias ativas., instrumentalidade do professor.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relacionar a implementação de um modelo híbrido de educação e o consequente protagonismo do aluno com o objeto da função do professor. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de natureza básica, com objetivo descritivo-explicativo, e procedimentalmente bibliográfica. O ensino híbrido, método de ensino implementado na Universidade Evangélica desde 2020, visa a colaboração dos ambientes físico e virtual no desenvolvimento de atividades do aluno com o fito de promover-lhe a independência acadêmica, dando-lhe altas doses de agência e gerência de seus conteúdos para personalização do aprendizado. Com esta pesquisa pudemos observar que o ensino híbrido fomenta o real desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas que existem dificuldades de ordem prática a serem consideradas, tais quais a cultura escolar do curso de Direito Campus Ceres, o perfil do acadêmico, e os dispositivos e instalações necessários à concretização do ensino em ambiente virtual.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

VIEIRA, G. S.; TEODORO, M.; JOSÉ FERREIRA, V.; VELOSO DE ASSIS SOUSA, A. P.; DO VALLE, L.; DE ASSIS RODRIGUES DO A. MUNIZ , A. .; CHUQUIA DOS SANTOS ORRICO, C. .; FERREIRA DE LIMA, I.; XAVIER DA SILVA, L.; CARVALHO DE SOUZA MAGELA , L. . ENSINO HÍBRIDO: o aluno protagonista como finalidade da carreira do educador. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 162–168, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7623. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES