ENSINO HÍBRIDO
o aluno protagonista como finalidade da carreira do educador
Palavras-chave:
reforma educacional. , metodologias ativas., instrumentalidade do professor.Resumo
O presente artigo tem como objetivo relacionar a implementação de um modelo híbrido de educação e o consequente protagonismo do aluno com o objeto da função do professor. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de natureza básica, com objetivo descritivo-explicativo, e procedimentalmente bibliográfica. O ensino híbrido, método de ensino implementado na Universidade Evangélica desde 2020, visa a colaboração dos ambientes físico e virtual no desenvolvimento de atividades do aluno com o fito de promover-lhe a independência acadêmica, dando-lhe altas doses de agência e gerência de seus conteúdos para personalização do aprendizado. Com esta pesquisa pudemos observar que o ensino híbrido fomenta o real desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas que existem dificuldades de ordem prática a serem consideradas, tais quais a cultura escolar do curso de Direito Campus Ceres, o perfil do acadêmico, e os dispositivos e instalações necessários à concretização do ensino em ambiente virtual.