A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO HÍBRIDO COMO FORMA DE FOMENTAR O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO APRENDIZADO

Autores

  • Guilherme Soares vieira UniEvangélica
  • Marina Teodoro Universidade Evangélica de Goiás
  • Valdivino José Ferreira Universidade Evangélica de Goiás
  • Ana Paula Veloso de Assis Sousa Universidade Evangélica de Goiás
  • Luciano do Valle Universidade Evangélica de Goiás
  • Pedro Henrique Oliveira Universidade Evangélica de Goiás
  • Rafael Rodrigues Alves Universidade Evangélica de Goiás
  • Vitor Martins Cortizo Universidade Evangélica de Goiás
  • Laurentino Xavier da Silva Universidade Evangélica de Goiás
  • Cristiano Chuquia dos Santos Orrico Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

flipped classroom. , aprendizagem baseada em problemas. , instrução de pares., peer instruction.

Resumo

Esse artigo visa demonstrar como a aplicação sala de aula invertida em um modelo de ensino híbrido pode centralizar o processo de ensino-aprendizagem no aluno. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de natureza básica, com objetivo descritivo-explicativo, e procedimentalmente bibliográfica. O ensino híbrido impulsiona atividades presenciais com atividades online, essa última disponibilizada em um ambiente virtual de aprendizagem, tornando o processo mais atraente para os alunos, e as aulas mais atuais personalizadas às necessidades dos estudantes. Com esta pesquisa pode-se observar uma relação direta entre metodologia ativa-ensino híbrido-participação ativa do aluno em resultados positivos observados tanto na literatura quanto na experiência do curso de Direito da UniEvangélica Campus Ceres.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

VIEIRA, G. S.; TEODORO, M.; JOSÉ FERREIRA , V.; VELOSO DE ASSIS SOUSA , A. P. .; DO VALLE , L. .; OLIVEIRA, P. H. .; RODRIGUES ALVES , R.; MARTINS CORTIZO , V. .; XAVIER DA SILVA , L.; CHUQUIA DOS SANTOS ORRICO , C. . A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO HÍBRIDO COMO FORMA DE FOMENTAR O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO APRENDIZADO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 156–161, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7622. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES