O APRENDIZADO POR MEIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS:

relato de experiência

Autores

  • Tatiana Caexeta Aranha UniEvangélica
  • Regina Ribeiro de Castro Lima
  • Elizabeth Costa
  • Glaucia O.A.B. Meireles
  • Juliana Macedo Melo Andrade
  • Lígia Braz Melo
  • Lismary Barbosa de Oliveira
  • Renata Pereira Lima
  • Sandra Valéria Martins Pereira
  • Sara Fernandes Corrêia

Palavras-chave:

coronavírus. , matriz curricular. , prática docente.

Resumo

Introdução: Tratando- se de inovações no processo de ensino e aprendizagem na academia, as atividades de ampliação e fixação de conteúdos temático de cada disciplina continuam sendo uma ferramenta valiosa a apreensão do conhecimento, seja na modalidade online, semipresencial ou totalmente presencial. Objetivo: Neste estudo, o objetivo é apresentar o relato de experiência sobre atividades desenvolvidas em disciplinas do curso de enfermagem. Relato de experiência: As inovações apresentadas por meio de informações, equipamentos, técnicas são incorporadas ao ensino a partir do preparo docente para a aplicação em aula. As formas de aplicação dos conteúdos de aprendizagem são diversas e exige do docente elevada criatividade e dedicação ao ensino, no sentido de tornar o aprendizado atrativo e envolver o discente em todo o processo. Nesse ponto, as atividades de participação do discente podem ser variadas e tornam o processo de ensino-aprendizagem menos mecânico e mais significativo aos contextos vivenciados. Considerações finais: Na relação docente e discente percebe-se variadas possibilidades de aplicação dos conteúdos. Nas discussões e atividades de revisão e fixação do conhecimento são reconhecidas as potencialidades e as dificuldades apresentadas e assim, em seguida uma nova atividade pode tratar dessa questão, buscando a reflexão e a resolução das dúvidas. Nesse aspecto, as atividades aplicadas aos acadêmicos por meio de estudos de artigos, realização de questionários, apresentação de reflexões temáticas individualmente, em fóruns ou grupos e outras, reforçam e ampliam o aprendizado para além da sala de aula, tornando o novo conhecimento significativo e adaptado a realidade de cada discente.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ARANHA, T. C.; RIBEIRO DE CASTRO LIMA, R. .; COSTA, E.; O.A.B. MEIRELES , G. .; MACEDO MELO ANDRADE, J. .; BRAZ MELO, L. .; BARBOSA DE OLIVEIRA, L. .; PEREIRA LIMA , R. .; MARTINS PEREIRA, S. V. .; FERNANDES CORRÊIA, S. . O APRENDIZADO POR MEIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS: : relato de experiência. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 136–143, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7576. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES