O APRENDIZADO POR MEIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS:
relato de experiência
Palavras-chave:
coronavírus. , matriz curricular. , prática docente.Resumo
Introdução: Tratando- se de inovações no processo de ensino e aprendizagem na academia, as atividades de ampliação e fixação de conteúdos temático de cada disciplina continuam sendo uma ferramenta valiosa a apreensão do conhecimento, seja na modalidade online, semipresencial ou totalmente presencial. Objetivo: Neste estudo, o objetivo é apresentar o relato de experiência sobre atividades desenvolvidas em disciplinas do curso de enfermagem. Relato de experiência: As inovações apresentadas por meio de informações, equipamentos, técnicas são incorporadas ao ensino a partir do preparo docente para a aplicação em aula. As formas de aplicação dos conteúdos de aprendizagem são diversas e exige do docente elevada criatividade e dedicação ao ensino, no sentido de tornar o aprendizado atrativo e envolver o discente em todo o processo. Nesse ponto, as atividades de participação do discente podem ser variadas e tornam o processo de ensino-aprendizagem menos mecânico e mais significativo aos contextos vivenciados. Considerações finais: Na relação docente e discente percebe-se variadas possibilidades de aplicação dos conteúdos. Nas discussões e atividades de revisão e fixação do conhecimento são reconhecidas as potencialidades e as dificuldades apresentadas e assim, em seguida uma nova atividade pode tratar dessa questão, buscando a reflexão e a resolução das dúvidas. Nesse aspecto, as atividades aplicadas aos acadêmicos por meio de estudos de artigos, realização de questionários, apresentação de reflexões temáticas individualmente, em fóruns ou grupos e outras, reforçam e ampliam o aprendizado para além da sala de aula, tornando o novo conhecimento significativo e adaptado a realidade de cada discente.