UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA DE CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Avaliação formativa. , Plickers. , Enfermagem. , Tecnodocência. , Educação.Resumo
INTRODUÇÃO: Os professores tiveram que se adaptar com a evolução das tecnologias e com o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para ensinar com qualidade e efetividade a geração Z e devem se aprimorar mais para ensinar e avaliar a geração Alpha, pois nessa geração se desenvolvem novas tecnologias e se envolvem em uma variedade de estímulos sensoriais e cognitivos. Uma das mudanças pedagógicas mais notáveis foi no conceito de avaliação, que passou a ser utilizado também como meio de ensino. Fala-se então de avaliação formativa, que é essencialmente de carácter processual e permite que os professores sejam recompensados na sala de aula e os alunos em termos das suas fraquezas e pontos fortes na aprendizagem. OBJETIVO: relatar a experiência adquirida pelo uso da plataforma PLICKERS que soma-se ao conjunto de recursos técnicos que podem ser aplicados à avaliação formativa, trazendo ao professor uma visão panorâmica das fragilidades dos seus acadêmicos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado na autoavaliação do discente do 9° período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA com a utilização do plickers com revisão de conteúdo. CONCLUSÃO: resultados mostraram que os alunos se sentiram mais motivados e envolvidos com seu processo de avaliação, possibilitando ao professor um feedback rápido e auxiliando seus alunos a preencher as lacunas no déficit de aprendizagem.