DINÂMICA DE GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO EM PRÁTICAS DE LABORATORIO EM ENFERMAGEM

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Joicy Mara Rezende Rolindo Centro Universitário de Anápolis-Unievangélica
  • Elizabeth Costa
  • Angélica Lima Brandão Simões
  • Flávia Ferreira de Almeida
  • Ione Augusto Sales
  • Lígia Braz Melo
  • Lismary Barbosa de Oliveira
  • Najla Maria Carvalho Cunha
  • Meillyne Alves dos Reis
  • Sandra Valéria Martins Pereira

Palavras-chave:

Metodologia Ativa., Grupo de verbalização e observação. , Estratégia de Ensino.

Resumo

A dinâmica GVGO é uma metodologia grupal que consiste na divisão da turma em dois grupos para análise de um tema ou problema com a coordenação e supervisão de um docente. Essa técnica permite o desenvolvimento de habilidades de comunicação, escuta qualificada, atenção, raciocínio critico, comparação, análise e trabalho em equipe. O objetivo deste relato de experiência é o de descrever a aplicação da dinâmica GVGO, no ensino, durante as aulas laboratoriais presenciais, com reflexão teórica/prática vivenciada destacando as fragilidades e as potencialidades do processo de ensino aprendizagem para retomada de conteúdo. A dinâmica ocorreu no segundo semestre do ano letivo de 2021, com dezessete acadêmicos do Curso de Enfermagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, com enfoque nos conteúdos de biossegurança e utilização de técnicas estéreis para procedimentos em enfermagem. Observou-se que por meio da dinâmica houve melhor compreensão das temáticas propostas, interação entre os grupos e dinamização do processo de ensino-aprendizagem de prática laboratorial. 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ROLINDO, J. M. R.; COSTA, E. .; LIMA BRANDÃO SIMÕES, A. .; FERREIRA DE ALMEIDA, F. .; SALES, I. A. .; BRAZ MELO, L. .; BARBOSA DE OLIVEIRA, L. .; CARVALHO CUNHA, N. M. .; ALVES DOS REIS, M. .; MARTINS PEREIRA, S. V. . DINÂMICA DE GRUPO DE VERBALIZAÇÃO E GRUPO DE OBSERVAÇÃO EM PRÁTICAS DE LABORATORIO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 125–129, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7573. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES