UTILIZAÇÃO DE BANCADAS DIDÁTICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO:
RELATO DE EXPEPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Palavras-chave:
Ensino na Engenharia., Instalações Elétricas., Bancada didática.Resumo
As bancadas didáticas constituem ferramentas de ensino eficazes para a formação completa do acadêmico de engenharia civil. O uso desta metodologia, como complemento à teoria ministrada em sala, oferece ao aluno autonomia na construção do seu próprio conhecimento. O trabalho destaca um relato de experiência da utilização de bancadas experimentais, na disciplina de Instalações Elétricas Prediais, no curso de Engenharia Civil da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Foram confeccionadas e executas, pelos alunos, três modelos de bancas com base no modelo (croqui) disponibilizado pelo professor da disciplina. Os modelos tinham mesmas dimensões e utilizavam diversos componentes em comum. Para a disciplina destacada, a aplicação dos modelos didáticos mostrou-se muito satisfatório. Isto porque observou-se um maior interesse, comprometimento e participação dos alunos durante a execução da atividade, quando comparadas com o modelo tradicional de aula. Também foi perceptível o aumento da compreensão, por parte dos alunos, do conteúdo abortado nas bancadas didáticas. Além de viável, a utilização de modelos (bancadas) didáticos mostrou-se importante na melhoria da qualidade de ensino e na conquista de autonomia do aluno.