UTILIZAÇÃO DE BANCADAS DIDÁTICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO:

RELATO DE EXPEPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

  • Agnaldo Antônio Moreira Teodoro da Silva Antônio Moreira Teodoro da Silva UniEVANGÉLICA
  • Ana Lúcia Carrijo Adorno
  • Anderson Dutra e Silva UniEVANGÉLICA
  • Carlos Eduardo Fernandes UniEVANGÉLICA
  • Eduardo Martins Toledo UniEVANGÉLICA
  • Kíria Nery Alves do Espírito Santo Gomes UniEVANGÉLICA
  • Rogério Santos Cardoso UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Ensino na Engenharia., Instalações Elétricas., Bancada didática.

Resumo

As bancadas didáticas constituem ferramentas de ensino eficazes para a formação completa do acadêmico de engenharia civil. O uso desta metodologia, como complemento à teoria ministrada em sala, oferece ao aluno autonomia na construção do seu próprio conhecimento. O trabalho destaca um relato de experiência da utilização de bancadas experimentais, na disciplina de Instalações Elétricas Prediais, no curso de Engenharia Civil da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Foram confeccionadas e executas, pelos alunos, três modelos de bancas com base no modelo (croqui) disponibilizado pelo professor da disciplina. Os modelos tinham mesmas dimensões e utilizavam diversos componentes em comum. Para a disciplina destacada, a aplicação dos modelos didáticos mostrou-se muito satisfatório. Isto porque observou-se um maior interesse, comprometimento e participação dos alunos durante a execução da atividade, quando comparadas com o modelo tradicional de aula. Também foi perceptível o aumento da compreensão, por parte dos alunos, do conteúdo abortado nas bancadas didáticas. Além de viável, a utilização de modelos (bancadas) didáticos mostrou-se importante na melhoria da qualidade de ensino e na conquista de autonomia do aluno.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ANTÔNIO MOREIRA TEODORO DA SILVA, A. A. M. T. da S.; CARRIJO ADORNO, A. L.; DUTRA E SILVA, A.; FERNANDES, C. E.; MARTINS TOLEDO, E.; NERY ALVES DO ESPÍRITO SANTO GOMES, K. .; SANTOS CARDOSO, R. . UTILIZAÇÃO DE BANCADAS DIDÁTICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO: : RELATO DE EXPEPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 120–124, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7572. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES