APRENDIZAGEM ATIVA UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA

Autores

  • Joicy Mara Rezende Rolindo Centro Universitário de Anápolis-Unievangélica
  • Ione Augusto da Silva Sales
  • Angélica Lima Brandão Simões
  • Glaucia O.A.B. Meireles
  • Juliana Macedo Melo Andrade
  • Meillyne Alves dos Reis
  • Najla Maria Carvalho de Souza
  • Tatiana Caexeta Aranha
  • Sandra Valéria Martins Pereira
  • Sara Fernandes Corrêia

Palavras-chave:

Metodologias ativas., Ensino Superior. , Enfermagem. , PPL.

Resumo

O aprendizado baseado em equipe (TBL) é um processo de aprendizado ativo, estruturado e é amplamente utilizado na educação curricular escolar, medicina, saúde e outras áreas afins (RAJESWARIE; PRAVEEN; SANGAM; G et al., 2022). É relevante o estudo desse tema, por essa razão, esse artigo objetivou descrever o uso do método Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em alunos do 6° (sexto) período de Enfermagem na disciplina de Enfermagem Cirúrgica. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado no relato de caso vivenciado por professores do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Anápolis-Go. A Metodologia foi aplicada durante a aula de Enfermagem Cirúrgica abordando conteúdos ministrado no período. A temática abordada foi: Os cuidados de enfermagem realizados no Pós-operatório. Conclui-se que os benefícios examinados visualmente nas competências adquiridas pelos estudantes foram: troca colaborativa do conhecimento, descoberta de ampla gama de estratégias de resolução de problemas, proficiências de comunicação e argumentação, emenda da interdependência positiva e aplicação imediata dos conceitos apresentados durante o momento presencial em sala de aula.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ROLINDO, J. M. R.; AUGUSTO DA SILVA SALES, I.; LIMA BRANDÃO SIMÕES, A.; O.A.B. MEIRELES, G.; MACEDO MELO ANDRADE, J.; ALVES DOS REIS, M.; CARVALHO DE SOUZA, N. M.; CAEXETA ARANHA, T.; VALÉRIA MARTINS PEREIRA, S.; FERNANDES CORRÊIA, S. APRENDIZAGEM ATIVA UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 115–119, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7571. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES