APRENDIZAGEM ATIVA UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA
Palavras-chave:
Metodologias ativas., Ensino Superior. , Enfermagem. , PPL.Resumo
O aprendizado baseado em equipe (TBL) é um processo de aprendizado ativo, estruturado e é amplamente utilizado na educação curricular escolar, medicina, saúde e outras áreas afins (RAJESWARIE; PRAVEEN; SANGAM; G et al., 2022). É relevante o estudo desse tema, por essa razão, esse artigo objetivou descrever o uso do método Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em alunos do 6° (sexto) período de Enfermagem na disciplina de Enfermagem Cirúrgica. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado no relato de caso vivenciado por professores do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Anápolis-Go. A Metodologia foi aplicada durante a aula de Enfermagem Cirúrgica abordando conteúdos ministrado no período. A temática abordada foi: Os cuidados de enfermagem realizados no Pós-operatório. Conclui-se que os benefícios examinados visualmente nas competências adquiridas pelos estudantes foram: troca colaborativa do conhecimento, descoberta de ampla gama de estratégias de resolução de problemas, proficiências de comunicação e argumentação, emenda da interdependência positiva e aplicação imediata dos conceitos apresentados durante o momento presencial em sala de aula.