ESCOLA DA NATUREZA:

UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Melyssa Barbosa Vilar Dias UniEVANGÉLICA
  • Cláudia Regina Major
  • Graziela Vanessa Parreira
  • Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira
  • Sandra Elaine Aires de Abreu
  • Tiago Meireles do Carmo Morais
  • Fabrícia Borges de Freitas Araújo

Palavras-chave:

Formação do Pedagogo. , Ciências Ambientais. , Práticas Inovadoras. , Escola da Natureza.

Resumo

Este relato tem como objetivo socializar uma experiência voltada à formação do professor considerando que o futuro pedagogo deve perceber formas inovadoras de integrar conhecimentos e impulsionar seus estudantes também nesta perspectiva. A atividade envolveu as disciplinas de Fundamentos e Métodos de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado IV do referido curso e beneficiou crianças de uma comunidade distante do campus universitário, mas que exigiu dos acadêmicos estudos, planejamento e envolvimento social. As mudanças que se configuram na educação convidam os estudantes e professores a inovarem no processo de ensino e aprendizagem, tendo a possibilidade de interação entre as diferentes ciências. Por meio da interdisciplinaridade e contextualização, os acadêmicos formularam o Projeto Escola da Natureza e realizaram oficinas utilizando-se da temática das ciências ambientais para integrar diferentes conhecimentos. A atividade foi desenvolvida com crianças na faixa etária que vai do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e que estão inseridas no Projeto socioeducativo Agnes Wadell Chagas, que acontece na Fazenda Betel no município de Cocalzinho/GO, mantido pela Universidade Evangélica de Goiás. O objetivo do projeto foi aproximar os acadêmicos de uma proposta que valoriza a aprendizagem por meio do contato direto com a natureza, considerando que tais práticas podem influenciar futuras mudanças sociais advindas de experiências vivenciadas por crianças do Ensino Fundamental. Os acadêmicos de Pedagogia exercitaram a liderança na prática de uma didática em ambiente não formal de educação, os quais compreenderam a ciência ambiental como prática inovadora na integração dos conhecimentos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

BARBOSA VILAR DIAS, M.; MAJOR, C. R. .; PARREIRA, G. V. .; FERREIRA, M. C. P. de L.; AIRES DE ABREU, S. E. .; MEIRELES DO CARMO MORAIS, T. .; BORGES DE FREITAS ARAÚJO, F. . ESCOLA DA NATUREZA: : UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 109–114, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7570. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES