ESCOLA DA NATUREZA:
UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Formação do Pedagogo. , Ciências Ambientais. , Práticas Inovadoras. , Escola da Natureza.Resumo
Este relato tem como objetivo socializar uma experiência voltada à formação do professor considerando que o futuro pedagogo deve perceber formas inovadoras de integrar conhecimentos e impulsionar seus estudantes também nesta perspectiva. A atividade envolveu as disciplinas de Fundamentos e Métodos de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado IV do referido curso e beneficiou crianças de uma comunidade distante do campus universitário, mas que exigiu dos acadêmicos estudos, planejamento e envolvimento social. As mudanças que se configuram na educação convidam os estudantes e professores a inovarem no processo de ensino e aprendizagem, tendo a possibilidade de interação entre as diferentes ciências. Por meio da interdisciplinaridade e contextualização, os acadêmicos formularam o Projeto Escola da Natureza e realizaram oficinas utilizando-se da temática das ciências ambientais para integrar diferentes conhecimentos. A atividade foi desenvolvida com crianças na faixa etária que vai do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e que estão inseridas no Projeto socioeducativo Agnes Wadell Chagas, que acontece na Fazenda Betel no município de Cocalzinho/GO, mantido pela Universidade Evangélica de Goiás. O objetivo do projeto foi aproximar os acadêmicos de uma proposta que valoriza a aprendizagem por meio do contato direto com a natureza, considerando que tais práticas podem influenciar futuras mudanças sociais advindas de experiências vivenciadas por crianças do Ensino Fundamental. Os acadêmicos de Pedagogia exercitaram a liderança na prática de uma didática em ambiente não formal de educação, os quais compreenderam a ciência ambiental como prática inovadora na integração dos conhecimentos.