UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA DE CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Tatiana Caexeta Aranha UniEvangélica
  • Angélica Simões Brandão
  • Glaucia O.A.B. Meireles
  • Ione Augusto Sales
  • Juliana Macedo Melo Andrade
  • Meillyne Alves dos Reis
  • Najla Maria Carvalho de Souza
  • Regina Ribeiro de Castro Lima
  • Renata Pereira Lima

Palavras-chave:

Avaliação formativa. , Plickers. , Enfermagem. , Tecnodocência. , Educação

Resumo

INTRODUÇÃO: Os professores tiveram que se adaptar com a evolução das tecnologias e com o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para ensinar com qualidade e efetividade a geração Z e devem se aprimorar mais para ensinar e avaliar a geração Alpha, pois nessa geração se desenvolvem novas tecnologias e se envolvem em uma variedade de estímulos sensoriais e cognitivos. Uma das mudanças pedagógicas mais notáveis foi no conceito de avaliação, que passou a ser utilizado também como meio de ensino. Fala-se então de avaliação formativa, que é essencialmente de carácter processual e permite que os professores sejam recompensados na sala de aula e os alunos em termos das suas fraquezas e pontos fortes na aprendizagem. OBJETIVO: relatar a experiência adquirida pelo uso da plataforma PLICKERS que soma-se ao conjunto de recursos técnicos que podem ser aplicados à avaliação formativa, trazendo ao professor uma visão panorâmica das fragilidades dos seus acadêmicos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado na autoavaliação do discente do 9° período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA com a utilização do plickers com revisão de conteúdo.CONCLUSÃO: resultados mostraram que os alunos se sentiram mais motivados e envolvidos com seu processo de avaliação, possibilitando ao professor um feedback rápido e auxiliando seus alunos a preencher as lacunas no déficit de aprendizagem.

 

 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ARANHA, T. C.; SIMÕES BRANDÃO, A. .; O.A.B. MEIRELES, G. .; AUGUSTO SALES, I. .; MACEDO MELO ANDRADE, J. .; ALVES DOS REIS, M. .; CARVALHO DE SOUZA, N. M. .; RIBEIRO DE CASTRO LIMA, R. .; PEREIRA LIMA, R. . UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA DE CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 98–103, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7567. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES