ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Pandemia COVID-19. , Coordenação Pedagógica. , Aprendizagem ativa.Resumo
As mudanças causadas pelo isolamento social em função devido ao surto da COVID-19 trouxeram à discussão vários aspectos relacionados à forma de fazer educação, e o maior desafio passou a ser a adequação ao novo cenário imposto pela pandemia, com inúmeras dificuldades que surgiram nesse processo do ensino remoto. Dentre eles, pode-se destacar os obstáculos nas relações entre família, alunos e professores, a falta de acesso e de conhecimento em relação as tecnologias da informação e da comunicação, a falta de interação entre os envolvidos. Destaca-se nesse período o papel do coordenador pedagógico na condução de suas ações em direção ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem, mesmo diante de situações adversas. O presente estudo propõe um relato de experiência sobre as ações empreendidas pela coordenação pedagógica do curso de Medicina Veterinária da UniEVANGÉLICA, e sua importância para a recuperação de um aluno com dificuldades. O acompanhamento com desenvolvimento de plano de estudos e encontros semanais auxiliou o discente na organização do seu tempo frente aos novos desafios, permitindo-o consolidar os conhecimentos adquirido nas disciplinas e obter uma maior efetividade no processo de aprendizagem. O papel do coordenador pedagógico ganha ainda maior relevância frente aos novos desafios, e a experiência relatada reitera a necessidade de inovação no apoio à aprendizagem discente durante o período de isolamento