ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cristiane de Moraes UniEvangélica
  • Cristine dos Santos Settimi Cysneiros Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Débora Pereira Garcia Melo
  • Denise Gonçalves Teixeira
  • Jalsi Tacon Arruda
  • João Darós Malaquias Júnior
  • Márcio Dourado Rocha
  • Murilo Luiz e Castro Santana
  • Rubia de Pina Luchetti
  • Vivian da Silva Braz

Palavras-chave:

Pandemia COVID-19. , Coordenação Pedagógica. , Aprendizagem ativa.

Resumo

As mudanças causadas pelo isolamento social em função devido ao surto da COVID-19 trouxeram à discussão vários aspectos relacionados à forma de fazer educação, e o maior desafio passou a ser a adequação ao novo cenário imposto pela pandemia, com inúmeras dificuldades que surgiram nesse processo do ensino remoto. Dentre eles, pode-se destacar os obstáculos nas relações entre família, alunos e professores, a falta de acesso e de conhecimento em relação as tecnologias da informação e da comunicação, a falta de interação entre os envolvidos. Destaca-se nesse período o papel do coordenador pedagógico na condução de suas ações em direção ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem, mesmo diante de situações adversas.  O presente estudo propõe um relato de experiência sobre as ações empreendidas pela coordenação pedagógica do curso de Medicina Veterinária da UniEVANGÉLICA, e sua importância para a recuperação de um aluno com dificuldades. O acompanhamento com desenvolvimento de plano de estudos e encontros semanais auxiliou o discente na organização do seu tempo frente aos novos desafios, permitindo-o consolidar os conhecimentos adquirido nas disciplinas e obter uma maior efetividade no processo de aprendizagem. O papel do coordenador pedagógico ganha ainda maior relevância frente aos novos desafios, e a experiência relatada reitera a necessidade de inovação no apoio à aprendizagem discente durante o período de isolamento

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DE MORAES, C.; DOS SANTOS SETTIMI CYSNEIROS , C. .; PEREIRA GARCIA MELO , D. .; GONÇALVES TEIXEIRA, D. .; TACON ARRUDA , J. .; DARÓS MALAQUIAS JÚNIOR , J.; DOURADO ROCHA, M. . .; LUIZ E CASTRO SANTANA, M. . .; DE PINA LUCHETTI , R. .; DA SILVA BRAZ , V. . ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 87–91, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7565. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES