USO DO SAFE EXAM BROWSER (SEB) NA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE MÓDULO

Autores

  • Denis Masashi Sugita Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Alisson Martins de Oliveira
  • Aline de Araújo Freitas
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes
  • Hígor Chagas Cardoso
  • Jalsi Tacon Arruda
  • Léa Resende Moura
  • Luciana Caetano Fernandes
  • Milena Moreira Lima
  • Sandro Marlos Moreira

Palavras-chave:

Exam Browser, Moodle, E-learning

Resumo

Visando reduzir elementos que podem comprometer a eficácia do processo de verificação de aprendizagem, tais como a consulta do conteúdo teórico ou a comunicação entre os estudantes durante a realização de avaliações, um grupo de professores do curso de graduação em Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEvangélica utilizou o recurso Safe Exam Browser (SEB), disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O SEB é semelhante aos demais navegadores (browsers), entretanto, diferencia-se por limitar o acesso a outros softwares ou sites externos. No segundo semestre de 2021, foram realizadas um total de doze avaliações finais de módulo, em quatro turmas diferentes do curso de Medicina. Desta experiência, concluiu-se que, embora a utilização do SEB, por si, não evite a possibilidade de comportamentos inadequados durante as avaliações, as suas limitações são sobrepujadas pelas vantagens econômicas, processuais e pedagógicas, principalmente estas, como o fornecimento de notas e devolutiva, imediatamente após o término da avaliação.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SUGITA, D. M.; DE OLIVEIRA, A. M.; FREITAS, A. de A.; BERNARDES, C. T. V.; CARDOSO, H. C.; ARRUDA, J. T.; MOURA, L. R.; FERNANDES, L. C.; LIMA, M. M.; MOREIRA, S. M. USO DO SAFE EXAM BROWSER (SEB) NA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE MÓDULO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 83–86, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7562. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES