VIDEOAULAS EM FORMATO DE MICROLEARNING –

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • José Luís Rodrigues Martins Unievangélica
  • Rodrigo Scaliante de Moura Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Lucimar Pinheiro Rosseto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Marcos Francisco Novaes Valentino Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Patricia Ferreira da Silva Castro Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Rafael Rafael Lopes Pena de Sousa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Roberto Alves Pereira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Roldão Oliveira de Carvalho Filho Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA
  • Wesley de Almeida Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANG´ÉLICA

Palavras-chave:

Educação. , Tecnologia educacional., Competência profissional.

Resumo

A pandemia causada pela disseminação do Sars-CoV-2 (COVID-19) desencadeou uma mudança profunda no cenário educacional, com grande estímulo a práticas de e-learning (ensino digital) e blended learning (ensino híbrido). A popularidade dos vídeos como estratégia educacional aumentou, ao longo dos anos, sendo um movimento observado em todos os níveis de educação. Contudo, não existem, na literatura, dados quantitativos que estabelecem qual seria a duração de vídeo apropriada para promover o aprendizado efetivo. O presente relato de experiência tem, por objetivo, descrever o uso de videoaulas no formato de microlearning como estratégia educacional. Para aumentar o engajamento estudantil, os vídeos eram curtos e agregados em playlists temáticas, gravados na forma de diálogos, com discurso mais rápido e entusiasmado. E, finalmente, a fim de promover aprendizado ativo, as videoaulas eram associadas a atividades síncronas interativas e/ou atividades avaliativas. Os estudantes, segundo literatura e relatos informais, afirmam que videoaulas em microlearning aumentam seu engajamento, aprimoram o foco e a atenção para os estudos e permitem uma maior retenção de conteúdos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, J. L.; SCALIANTE DE MOURA, R. .; PINHEIRO ROSSETO , L. .; FRANCISCO NOVAES VALENTINO, M. .; AUGUSTA DA FONSECA ALMEIDA BRITO, O.; FERREIRA DA SILVA CASTRO, P. .; RAFAEL LOPES PENA DE SOUSA, R. .; ALVES PEREIRA, R.; OLIVEIRA DE CARVALHO FILHO, R. .; DE ALMEIDA BRITO , W. . VIDEOAULAS EM FORMATO DE MICROLEARNING – : RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79–82, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7561. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES