VIDEOAULAS EM FORMATO DE MICROLEARNING –
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação. , Tecnologia educacional., Competência profissional.Resumo
A pandemia causada pela disseminação do Sars-CoV-2 (COVID-19) desencadeou uma mudança profunda no cenário educacional, com grande estímulo a práticas de e-learning (ensino digital) e blended learning (ensino híbrido). A popularidade dos vídeos como estratégia educacional aumentou, ao longo dos anos, sendo um movimento observado em todos os níveis de educação. Contudo, não existem, na literatura, dados quantitativos que estabelecem qual seria a duração de vídeo apropriada para promover o aprendizado efetivo. O presente relato de experiência tem, por objetivo, descrever o uso de videoaulas no formato de microlearning como estratégia educacional. Para aumentar o engajamento estudantil, os vídeos eram curtos e agregados em playlists temáticas, gravados na forma de diálogos, com discurso mais rápido e entusiasmado. E, finalmente, a fim de promover aprendizado ativo, as videoaulas eram associadas a atividades síncronas interativas e/ou atividades avaliativas. Os estudantes, segundo literatura e relatos informais, afirmam que videoaulas em microlearning aumentam seu engajamento, aprimoram o foco e a atenção para os estudos e permitem uma maior retenção de conteúdos.