METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone
  • Edna Aparecida de Oliveira
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Marcos Flávio Portela Veras
  • Meire Borges de Oliveira Silva
  • Maria Cecília Martinez Amaro Freitas
  • Sheyla Patrícia Bagot
  • Fabrícia Borges de Freitas Araújo

Palavras-chave:

Inovação. , Metodologias Ativas., Tecnologias Digitais. , Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a utilização das metodologias ativas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Buscando uma formação acadêmica que atenda às demandas contemporâneas, o curso está em constante evolução no que se refere aos métodos e instrumentos de ensino. Todas as disciplinas do curso possuem a respectiva sala virtual no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dessa feita, os docentes utilizam sistematicamente a plataforma como recurso de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, a matriz do curso possui disciplinas no formato híbrido e on-line. Podemos afirmar que, desde o seu surgimento, o curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA vem se atualizando metodológica e tecnologicamente, de forma a preparar integralmente os pedagogos que atuarão em mundo cada vez mais dinâmico e digital. Utilizou-se como recurso metodológico neste trabalho, a técnica do relato de experiência descrito por docentes do curso. O estudo apresenta as estratégias inovadoras adotadas nas disciplinas Didática: Métodos e Recursos de Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e LIBRAS; enfatizando o uso das metodologias ativas nas salas virtuais dessas disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

PEREIRA FANSTONE, P. dos R.; DE OLIVEIRA, E. A. .; REZENDE ROLINDO, J. M. .; PORTELA VERAS, M. F. .; BORGES DE OLIVEIRA SILVA, M.; MARTINEZ AMARO FREITAS, M. C. .; BAGOT, S. P. .; BORGES DE FREITAS ARAÚJO, F. . METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 56–65, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7556. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES