METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS
Palavras-chave:
Inovação. , Metodologias Ativas., Tecnologias Digitais. , Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a utilização das metodologias ativas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Buscando uma formação acadêmica que atenda às demandas contemporâneas, o curso está em constante evolução no que se refere aos métodos e instrumentos de ensino. Todas as disciplinas do curso possuem a respectiva sala virtual no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dessa feita, os docentes utilizam sistematicamente a plataforma como recurso de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, a matriz do curso possui disciplinas no formato híbrido e on-line. Podemos afirmar que, desde o seu surgimento, o curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA vem se atualizando metodológica e tecnologicamente, de forma a preparar integralmente os pedagogos que atuarão em mundo cada vez mais dinâmico e digital. Utilizou-se como recurso metodológico neste trabalho, a técnica do relato de experiência descrito por docentes do curso. O estudo apresenta as estratégias inovadoras adotadas nas disciplinas Didática: Métodos e Recursos de Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e LIBRAS; enfatizando o uso das metodologias ativas nas salas virtuais dessas disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.