A INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ACADÊMICOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE NUTRIÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO
EVENTO CIENTÍFICO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA.
Palavras-chave:
Pesquisa científica. , Integração. , Resumos científicos.Resumo
A inserção dos discentes nos cursos superiores, traz para eles, uma insegurança, uma dúvida em relação ao que os espera durante os anos de graduação. Cabe aos colegiados de cursos, criarem estratégias que consigam fazer que a ingressão desses discentes ocorra de forma a demonstrar que o mundo acadêmico tem novidades, desafios e metodologias diferentes de ensino – aprendizagem, mas que, eles são capazes de enfrentar essas diferenças e muito mais de colocar em prática e aplicarem grande parte já no primeiro período, e que os próximos períodos, além de aprendizagem, serão também de aprimoramento do que já começaram desde o seu ingresso. Um outro ponto, é a inserção desses ingressantes junto aos outros discentes do curso, para que ocorra uma interação maior. Para tal, o Curso de Nutrição da UniEvangélica, criou uma estratégia, para que os pontos acima colocados, fossem realizados, a partir de pesquisa bibliográfica, orientada por um docente, em encontros semanais, para que desde o primeiro período, já se começasse a interagir com pesquisas científicas, inclusive com a escrita científica. Após essa pesquisa, o discente escreveu um resumo e o montou um Banner, para apresentação na Mostra acadêmica do curso. Além da apresentação, os ingressantes puderam interagir com todos discentes e docentes do curso. Após a Mostra acadêmica, foi possível ver como a estratégia utilizada, atingiu os abjetivos esperados e a partir daí, entrou para o calendário de eventos oficiais do curso de Nutrição.