COMO APRENDER A RESOLVER PROBLEMAS ESTUDANDO POR CASOS CLÍNICOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jalsi Tacon Arruda
  • Cristine dos Santos Settimi Cysneiros
  • Márcio Dourado Rocha
  • João Darós Malaquias Júnior
  • Natália Cristina de Souza
  • Wilson Nunes
  • Denise Gonçalves Teixeira
  • Thiago Souza Azeredo Bastos
  • Murilo Luiz e Castro Santana
  • Débora Pereira Garcia Melo

Palavras-chave:

Metodologias ativas, processo ensino-aprendizagem, pensamento crítico

Resumo

Com o mercado de trabalho saturado e concorrido na maioria dos setores, buscar uma formação acadêmica de qualidade é essencial para os profissionais que buscam melhores oportunidades. Dessa forma, o presente trabalho relata a experiência dos docentes do curso na aplicação de casos clínicos direcionados ao aprendizado para o conteúdo integrado das disciplinas de cada ciclo. Todas as disciplinas ministradas em um determinado período são abordadas em casos clínicos aplicados a cada ciclo de estudo durante o semestre acadêmico. O caso clínico permite ao estudante ser o ator principal na construção do seu conhecimento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo. E o uso das metodologias ativas favoreceram a discussão e a participação ativamente do estudante no processo ensino-aprendizado. Esse relato vem ao encontro de inúmeros outros estudos que verificaram a importância da utilização do caso clínico para estudos durante a graduação.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ARRUDA, J. T.; CYSNEIROS, C. dos S. S. .; ROCHA, M. D. .; MALAQUIAS JÚNIOR, J. D. .; SOUZA, N. C. de .; NUNES , W. .; TEIXEIRA, D. G. .; BASTOS , T. S. A. .; SANTANA , M. L. e C. .; MELO , D. P. G. . COMO APRENDER A RESOLVER PROBLEMAS ESTUDANDO POR CASOS CLÍNICOS : RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 42–45, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7553. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES