COMO APRENDER A RESOLVER PROBLEMAS ESTUDANDO POR CASOS CLÍNICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Metodologias ativas, processo ensino-aprendizagem, pensamento críticoResumo
Com o mercado de trabalho saturado e concorrido na maioria dos setores, buscar uma formação acadêmica de qualidade é essencial para os profissionais que buscam melhores oportunidades. Dessa forma, o presente trabalho relata a experiência dos docentes do curso na aplicação de casos clínicos direcionados ao aprendizado para o conteúdo integrado das disciplinas de cada ciclo. Todas as disciplinas ministradas em um determinado período são abordadas em casos clínicos aplicados a cada ciclo de estudo durante o semestre acadêmico. O caso clínico permite ao estudante ser o ator principal na construção do seu conhecimento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo. E o uso das metodologias ativas favoreceram a discussão e a participação ativamente do estudante no processo ensino-aprendizado. Esse relato vem ao encontro de inúmeros outros estudos que verificaram a importância da utilização do caso clínico para estudos durante a graduação.