INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone
  • Alisson Martins de Oliveira
  • Daniel Gonçalves Mendes da Costa
  • Evelin Soares de Oliveira Martins
  • Luciana Carvalho Boggian
  • Cristiane Martins Rodrigues Bernardes

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de inovação nas disciplinas dos cursos de graduação presencial da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, enfatizando o uso das metodologias ativas e tecnologias digitais. Visando uma educação que atenda às demandas atuais, a Instituição vem, de forma constante nos últimos anos, transformando sua forma de ensinar. Recentemente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem passou a ser utilizado por todas as disciplinas dos cursos de graduação presenciais da Instituição. Atualmente, são quatro formatos de disciplinas que compõem as matrizes dos cursos de graduação: 100% presencial com apoio on-line, 75% presencial e 25% on-line, 50% presencial e 50% on-line; e 100% on-line. É o ensino presencial “misturado” ao ensino on-line, ou seja, um processo de ensino e aprendizagem híbrida oferecido aos acadêmicos da Instituição. Ressalta-se que a UniEVANGÉLICA já utiliza, desde 2018, a aprendizagem on-line nos cursos presencias. No entanto, a experiência das aulas remotas emergenciais durante a pandemia, intensificou o ensino híbrido, de tal forma que este está comtemplado nas últimas diretrizes para organização didático-pedagógica dos cursos presenciais. Utilizou-se como recurso metodológico neste trabalho, a técnica do relato de experiência descrito pela Pró-Reitoria Acadêmica - ProACAD. O estudo relata, as estratégias inovadoras adotadas na UniEVANGÉLICA no intuito de favorecer uma formação mais abrangente e contemporânea a nossos acadêmicos, utilizando sistematicamente metodologias ativas e tecnologias digitais na organização didático-pedagógica das disciplinas dos cursos presencias de graduação da Instituição.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

PEREIRA FANSTONE, P. dos R.; MARTINS DE OLIVEIRA, A. .; GONÇALVES MENDES DA COSTA, D. .; SOARES DE OLIVEIRA MARTINS, E. .; CARVALHO BOGGIAN, L. .; MARTINS RODRIGUES BERNARDES, C. . INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 24–32, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7552. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES