ATUAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA E O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS –

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luciana Caetano Fernandes
  • Aline de Araújo Freitas
  • Alisson Martins de Oliveira
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes
  • Denis Masashi Sugita
  • Jalsi Tacon Arruda
  • Léa Resende Moura
  • Sandro Marlos Moreira
  • Milena Moreira Lima
  • Hígor Chagas Cardoso

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição, Estudantes de Medicina, Educação em Saúde, Redes sociais

Resumo

Diante da pandemia ocasionada pela COVID-19, reajustes foram necessários para o funcionamento remoto das ligas acadêmicas do curso de medicina. Este é um relato sobre a experiência das ligas nesses dois anos de pandemia (2020 e 2021) utilizando mídias digitais. Todas as ligas desenvolveram o tripé: ensino, pesquisa e extensão. As atividades remotas foram realizadas através de plataformas como YouTube, Google Meet, Zoom, WhatsApp e Instagram, iniciando em junho de 2020 e permitiram grande adesão dos membros. Foi permitido que diretores tivessem uma nova perspectiva de aulas, jornadas virtuais, atividades na comunidade e pesquisa, as quais obtiveram maior alcance a população, professores mais envolvidos e maior participação em congressos. Mesmo remotamente, as ligas desenvolveram ações extensionistas educativas, com a comunidade virtual ou com escolas parceiras, onde desenvolveram vídeos educativos sobre diferentes temas da saúde.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

FERNANDES, L. C. .; FREITAS , A. de A. .; OLIVEIRA , A. M. de .; BERNARDES , C. T. V. .; SUGITA , D. M. .; ARRUDA, J. T.; MOURA , L. R. .; MOREIRA , S. M. .; LIMA , M. M. .; CARDOSO , H. C. . ATUAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA E O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS – : RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 33–37, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7551. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES