INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM –
RELATO DE EXPERIÊNCIA QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA ÁREA JURÍDICA
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino, Aprendizagem, DireitoResumo
RESUMO
Este estudo apresenta as ferramentas utilizadas pela instituição de ensino no período de distanciamento social imposto pela pandemia, enaltecendo a relevância da aplicação das TICs, agregadas a utilização de softwares e aplicativos que, até então, eram somente utilizados para a comunicação informal e entretenimento, tais como whattsApp, instagram e que fizeram parte da estratégia didática utilizada pelo curso de direito no momento das aulas remotas. O isolamento social obrigou uma maior adesão dos docentes na aplicação das TICs em sua metodologia, adjuntas a outros mecanismos de comunicação, softwares e aplicativos que, até então, eram utilizados para a comunicação informal e entretenimento, tais como WhatsApp, Instagram, podcasts e que após o distanciamento social foram aplicados no processo ensino- aprendizagem no curso de direito em todos os setores da instituição de ensino, trazendo uma experiencia positiva para o processo de ensino-aprendizagem e que mesmo após o retorno das aulas presenciais, continuarão sendo utilizadas pelos docentes em suas aulas, visto que, trouxe maior proximidade entre professor e aluno facilitando o desenvolvimento educacional no campo do ensino jurídico, que sempre foi avesso à mudanças por ser um curso arraigado a tradição.