USO DO ZOOM COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE SESSÕES TUTORIAIS PARA O CURSO DE MEDICINA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leandro N. S. Rodrigues UniEvangélica
  • Larisse Silva Dalla Libera
  • Luciana Vieira Queiroz Labre
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes
  • Humberto Sousa Fontoura
  • Emerith Maya Hungria Pinto
  • Angélica Lima Brandão Simões
  • Jalsi Tacon Arruda
  • Mirella Andrade Silva Mendes
  • Andreia Moreira da Silva Santos

Palavras-chave:

Ensino remoto, videoconferência, COVID-19

Resumo

As sessões tutoriais seguem o método de Problem Based Learning (PBL) com proposta de aprendizagem construtivista, proporcionando uma visão mais prática do curso na qual o aluno soluciona problemas estruturados. Durante o decreto de isolamento social, que instituiu o uso do ensino, remoto houve a necessidade de adaptar as sessões tutoriais. Dessa forma, o presente estudo descreve um relato de experiência no qual foi utilizada a ferramenta de videoconferência Zoom para viabilizar as sessões tutoriais com metodologia PBL. Muitos desafios foram enfrentados durante esse processo. As sessões tutoriais eram realizadas seguindo os mesmos sete passos realizados durante uma sessão presencial. No entanto, o uso da ferramenta Zoom possibilitou as interações, discussões e a troca de conhecimento. Permitiu que mesmo distantes fisicamente houvesse momentos de proximidade virtual entre professores e alunos, conectando ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

N. S. RODRIGUES, L.; SILVA DALLA LIBERA, L.; VIEIRA QUEIROZ LABRE, L. .; TEIXEIRA VILHENA BERNARDES, C. .; SOUSA FONTOURA, H. .; MAYA HUNGRIA PINTO, E. .; LIMA BRANDÃO SIMÕES, A. .; JALSI TACON ARRUDA; ANDRADE SILVA MENDES, M. .; MOREIRA DA SILVA SANTOS , A. . USO DO ZOOM COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE SESSÕES TUTORIAIS PARA O CURSO DE MEDICINA: : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 14–19, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7548. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES