USO DO ZOOM COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE SESSÕES TUTORIAIS PARA O CURSO DE MEDICINA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino remoto, videoconferência, COVID-19Resumo
As sessões tutoriais seguem o método de Problem Based Learning (PBL) com proposta de aprendizagem construtivista, proporcionando uma visão mais prática do curso na qual o aluno soluciona problemas estruturados. Durante o decreto de isolamento social, que instituiu o uso do ensino, remoto houve a necessidade de adaptar as sessões tutoriais. Dessa forma, o presente estudo descreve um relato de experiência no qual foi utilizada a ferramenta de videoconferência Zoom para viabilizar as sessões tutoriais com metodologia PBL. Muitos desafios foram enfrentados durante esse processo. As sessões tutoriais eram realizadas seguindo os mesmos sete passos realizados durante uma sessão presencial. No entanto, o uso da ferramenta Zoom possibilitou as interações, discussões e a troca de conhecimento. Permitiu que mesmo distantes fisicamente houvesse momentos de proximidade virtual entre professores e alunos, conectando ensino e aprendizagem.