EXPERIÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO EM 2021

PERSPECTIVAS PARA DOCENTES NA ERA DIGITAL

Autores

  • ADRIANO GOUVEIA LIMA Faculdade de Direito de Anápolis
  • Professora
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Palavras-chave:

Tecnologia, Inovação, Pesquisa, Ciência, Direito

Resumo

O ano letivo de 2021 foi inovador no que se refere ao uso de metodologias ativas e ferramentas digitais no quesito ensino e aprendizagem. A atualização digital, associada ao avanço das plataformas trouxe conceitos inovadores e experiências inéditas, que, certamente, mudaram o conceito clássico da atividade docente como conhecemos. De meros ministradores de conteúdos previstos na grade curricular passamos a lidar diariamente com as mais diversas plataformas interconectadas e interação com os alunos até mesmo pelas redes sociais que, de mera ferramenta de distração, passou a ser usada ativamente na sala de aula. Tratam-se tais ferramentas de um reforço para o acadêmico, que visa superar as deficiências do aprendizado do aluno com uma abordagem de auxílio, visando facilitar a ministração do conteúdo que será abordado no curso que foi abordado com uma nova e inédita perspectiva. O professor no uso dessas plataformas e ferramentas ativasdeve ter uma atuação criativa e inovadora, usando todas as ferramentas de auxílio na complementação da formação do acadêmico que, eventualmente, apresentar alguma deficiência, tais como, os TIC´s, as plataformas como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem e, até mesmo, as redes sociais, que são uma poderosa ferramenta de ensino. Neste sentido, o Professor da Universidade Evangélica de Anápolis deve sempre estar aberto para o conhecimento e domínio destas ferramentas e cientes que elas estão em constante mutação. Da mesma maneira, a faixa etária dos acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Anápolis, bastante jovem, é altamente conectada com essas ferramentas, o que impõe ao Professor do Curso de Direito a necessidade constante de adaptações. Por fim, não se nega que, no futuro, novas ferramentas podem surgir. A Universidade Evangélica de Anápolis, como não podia ser diferente, aderiu completamente a era digital, estando atualizada com as mais modernas tecnologias.  O Professor deve, neste sentido, buscar atualização digital, sendo que, a forma de se repassar o conhecimento clássico, de forma empírica, onde o Professor é o detentor do conhecimento está superada e o Docente é um facilitador do conhecimento. Logo, a constante inovação, aperfeiçoamento, capacidade criativa, atuação e presença nas redes sociais, em qualquer momento, estando sempre à disposição dos alunos é essencial para esse novo horizonte na relação de ensino e aprendizagem. Esas inovações estão dia a dia mudando e cabe ao professor estar sempre atento as nova ferramentas que podem surgir com o advento de novas tecnologias.

 

Palavras-chave: Tecnologia, Inovação, Pesquisa, Ciência. Direito.  

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

LIMA, A. G.; MARCHETTTI BANDEIRA, Áurea .; SEABRA TOSCHI, A. .; EMÍLIO ARAÚJO LOPES , H.; GONÇALVES MENDES DA COSTA, D. .; ANDRÉ RIBEIRO , M. .; GOMES DOS SANTOS NAVES, G. .; MENDONÇA FERREIRA RUSSO, A. P. .; TADEU FERREIRA RIBEIRO, G. .; SANTANA SILVA , P. . EXPERIÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO EM 2021: PERSPECTIVAS PARA DOCENTES NA ERA DIGITAL. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–5, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7544. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES