ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS NO ENSINO REMOTO: AVALIAÇO TERMINAL OU CONTÀNUA?

UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA

Autores

  • Milena Moreira Lima Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Alisson Martins Oliveira Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Aline de Araújo Freitas Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Claudinei Sousa Lima Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Denis Masashi Sugita Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Là©a Resende Moura Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Sandro Marlos Moreira Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Luciana Caetano Fernandes Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Jalsi Tacon Arruda

Palavras-chave:

Processo avaliativo digital, Ensino Remoto, Ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

A VIG�NCIA DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV-2 DESAFIOU AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DESENVOLVER ESTRAT�GIAS AVALIATIVAS APLIC�VEIS AO MUNDO DIGITAL. NESTE CONTEXTO, DESTACA-SE A RELEV�NCIA DE ROMPER COM O MODELO AVALIATIVO TRADICIONALISTA QUE EMPREGA, PREDOMINANTEMENTE, PROVAS OBJETIVAS, UNIDISCIPLINARES E TERMINAIS, PRIORIZANDO INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DIVERSIFICADOS E CONT�NUOS. ASSIM, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO � RELATAR A EXPERI�NCIA DO EMPREGO DE ESTRAT�GIAS AVALIATIVAS TRADICIONAIS TERMINAIS E NÃO TRADICIONAIS CONT�NUAS DURANTE O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA MORFOFUNCIONAL DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. PARA TAL, OS DISCENTES FORAM SUBMETIDOS A DUAS ESTRAT�GIAS AVALIATIVAS DISTINTAS DURANTE O ENSINO REMOTO OCORRIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020. A PRIMEIRA ESTRAT�GIA EMPREGOU O M�TODO TRADICIONAL E TERMINAL UTILIZANDO PROVA OBJETIVA �NICA OCORRENDO AO FINAL DO MÓDULO 1. A SEGUNDA EMPREGOU O M�TODO NÃO TRADICIONAL E CONT�NUO POR MEIO DE ATIVIDADES AVALIATIVAS SEMANAIS A CADA T�RMINO DE TEMA DURANTE OS MÓDULOS 2 E 3. AMBAS ESTRAT�GIAS FORAM APLICADAS SOB AS MESMAS CONDI��ES EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS CONT�NUOS DEMONSTRARAM MAIOR EFIC�CIA PARA ANALISAR O DESEMPENHO DO ACAD�MICO, AL�M DE PROPICIAR A VERIFICA��O DOS D�FICITS E DIFICULDADES, POSSIBILITANDO CORRIGI-LOS AINDA NO PER�ODO DE ESTUDO. ASSIM, ENTENDE-SE QUE O PROCESSO AVALIATIVO TRANSCENDE MOMENTOS DETERMINADOS COMO EVENTUAIS - EM UMA �NICA PROVA - PARA UMA AVALIA��O CONT�NUA DO DESENVOLVIMENTO DO ACAD�MICO DIANTE DE CADA CONTE�DO OU ATIVIDADE, POIS � ESSA ANÁLISE CONT�NUA QUE FORNECE SUPORTE PARA COMPREENS�O DO ESTUDANTE E PROFESSOR SOBRE O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIA��O.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

LIMA, Milena Moreira et al. ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS NO ENSINO REMOTO: AVALIAÇO TERMINAL OU CONTÀNUA? UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5758. Acesso em: 6 dez. 2023.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES