ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabriella Vitoria da Silva
  • Graziela Vanessa Parreira
  • Larissa de Almeda Melo
  • Michelle Polyana Assis da Silva
  • Victória Gualberto Rufo Costa

Resumo

O presente trabalho abordará o tema dislexia, que corresponde a um transtorno específico de aprendizagem, o qual caracteriza-se por dificuldades apresentadas pelo aluno no reconhecimento de letras, decodificação e soletração das palavras, o que compromete o processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de leitura e consequentemente da escrita. A dislexia afeta diretamente a aprendizagem de Língua Portuguesa por se tratar de uma disciplina que trabalha com a maior quantidade de textos, escritas, interpretação etc.Como o estudo objetiva identificar questões acerca das estratégias de ensino do componente curricular língua portuguesa para crianças com dislexia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esta pesquisa se justifica por sua relevância pedagógica e científica ao investigarorientações pedagógicasem artigos científicos, e a fomentação de leis em documentos legislativos, em pauta, leis governamentais e propostas não-governamentais,direcionadas para o amparo do distúrbio destacando a importância e a necessidade do apoio da escola. Por intermédio do levantamento bibliográfico constará as causas e características, e as possíveis formas de reconhecer os sinais de uma criança disléxica enfatizando a importância do preparo do professor para a identificação da dislexia. Os resultados da análise nos pressupostos teóricos assinalaram a compreensão desse transtorno específico de aprendizagem e de algumas estratégias metodológicas a serem trabalhadas pelo professor para lidar com crianças disléxicas. Concluiu-se que não há referências precisas e suficientes para o corpo escolar se posicionar sobre a dislexia, sobretudo, o atendimento às peculiaridades e necessidades de ensino adequado a alunos com dislexia, em decorrência muitas vezes da legislação brasileira diante do equiparo à dislexia.

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Publicado

2022-10-14