A ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO EM ANÁPOLIS: ENTRE O CONTEXTO IDEAL E O REAL

Autores

  • Ana Clara Rodrigues de Araujo Silva
  • Ingrid Nair de Souza Silva
  • Kamilla Araujo de Paula
  • Roberta Katrine Borges dos Santos
  • Maria Cecilia Martínez Amaro Freitas

Resumo

A educação formal de pessoas surdas no país é permeada de dificuldades e conquistas ao longo dos anos, mais recentemente, no que se refere à educação bilíngue. O presente estudo objetiva identificar os desafios da alfabetização do aluno surdo na rede regular de ensino do município de Anápolis-GO, entendendo o contexto ideal e verificando a realidade em que ele se apresenta. Em primeiro plano, discorremos sobre a história da educação dos surdos até chegar à proposta bilíngue, em segundo, ressaltamos as metodologias necessárias para alfabetização bilíngue, logo abordamos a legislação que ampara essa educação e, finalmente, destacamos alguns desafios enfrentados pelos professores. A metodologia utilizada foi através de pesquisa bibliográfica e coleta de dados a partir de questionário. O estudo nos permite afirmar que o sistema educacional precisa dar suporte ao ensino bilíngue, além de maiores investimentos para que escolas bilíngues se estabeleçam.

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Publicado

2022-10-14