A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Hercília Inês de Jesus Teixeira
  • Kênia Estevão de Sousa
  • Sarah Christina Borges Vieira
  • Maria Cecília Martinez Amaro Freitas

Resumo

A formação de leitores habituais é um desafio constante que precisa ser compreendido para superar o baixo número de leitores habituais no país. O presente estudo examina os processos de desenvolvimento de formação dos leitores nas escolas públicas do município de Anápolis/GO nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, inicialmente trata sobre o atual contexto dos leitores e a necessidade de formar sujeitos leitores, analisa como a literatura indica que deve ser apresentada a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental à criança, apresenta estratégias que podem ser adotadas pelas escolas/professor para formar, de fato, sujeitos leitores e examina como os professores da rede pública municipal procedem para formar leitores habituais. O estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, contou com a participação, por meio da aplicação de questionários, de dez professores do 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Anápolis-GO. A partir do que foi levantado, compreende-se que o Estado precisa investir em infraestrutura e capacitação docente, bem como os professores precisam investir em sua autoformação como leitores e em metodologias mais inovadoras que sejam capazes de potencializar o hábito da leitura para que ele possa se manter ao longo da vida.

Downloads

Publicado

2022-10-14