O PAPEL DO CONTATO COM A NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Letícia Xavier da Costa
  • Brenda Silva Lopes Vila Nova
  • Rayane Soares Rocha

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Escola Especial. Dificuldades de Aprendizagem.

Resumo

contato com a natureza no aprendizado é um fator de grande relevância no desenvolvimento das crianças, em especial aquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem, visto que ao longo dos anos, com o avanço da modernidade e o aumento das tecnologias e de espaços urbanos a humanidade diminuiu a proximidade com os ambientes naturais. Nesse contexto, essa pesquisa tem como principal objetivo compreender a importância do contato com a natureza no desenvolvimento integral das crianças com dificuldades de aprendizagem, definindo a Educação Ambiental, identificando a relação da Educação Ambiental com o desenvolvimento das crianças especiais e conhecendo as ações pedagógicas que promovem o contato com a natureza em uma escola especial de Anápolis-Go. A metodologia utilizada nesse estudo foi baseada em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da revisão bibliográfica, utilizando-se como apoio e base de contribuições, diversos autores sobre o assunto em questão via consulta a livros, artigos e dissertações; ainda pela observação em campo e aplicação de questionários com os envolvidos no processo de desenvolvimento da Educação Ambiental em uma unidade escolar de atendimento especial. Portanto, foi possível depreender desse trabalho o quão importante é o contato com a natureza, o desenvolvimento de ações pedagógicas que envolvem o meio ambiente, assim como conhecer benefícios e resultados positivos propiciados aos alunos especiais, na ampliação de sua capacidade física, mental, emocional e social.

Downloads

Publicado

2022-10-14