O TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO E SEU CUIDADOR: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autores

  • Michele Felix Azevedo
  • Thaynnan Raffaely de Jesus Dias
  • Maria Nathalia Moreira Costa
  • Vivian da Silva Braz

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Tratamento oncológico. Crianças e Casa de Apoio.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender e discutir como o trabalho com crianças e adolescente em tratamento oncológico e seu cuidador podem ressignificar as práticas pedagógicas em espaços de educação não formal, tendo como objetivos específicos: analisar o papel do pedagogo com crianças em tratamento oncológico em espaços de educação não formal, avaliar as dificuldades e desafios das práticas pedagógicas na casa de apoio e compreender os benefícios das práticas pedagógicas nas Casas de Apoio a crianças e adolescentes em tratamento oncológico. As metodologias utilizadas foram pesquisa bibliográfica: autores, leis e artigos sobre a temática, pesquisa quali-quantitativa, entrevista semiestruturada e pesquisa de campo. Pode-se analisar que a presença de pedagogos nesses espaços é de suma importância, pois ele traz abordagens diferentes de ensino-aprendizagem, transmitindo confiança, respeito, compreende suas limitações, ampara os pais ou responsáveis, entre outros.

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Publicado

2022-10-14