AS MUDANÇAS DA COMPREENSÃO DA COGNIÇÃO A PARTIR DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM

  • Rosane da Silva UniEVANGÉLICA
  • Patrícia S. Bagot de Almeida UniEVANGÉLICA
Palavras-chave: Tecnologia, Cognição, Aprendizagem

Resumo

A inserção das tecnologias na sociedade tem levado a mudança de paradigmas nos processos de ensino – aprendizagem. O processo de construção do conhecimento contemporânea se dá através do processo cognitivo de forma coletiva, o qual o indivíduo interage constantemente com a cultura, tecnologia e ambiente. Este artigo aborda as mudanças provocadas na compreensão da cognição e o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) no processo de aprendizagem das novas gerações que as utilizam. Levamos em conta a discursão em torno do conceito clássico da teoria piagetiana em detrimento ao conceito de cognição das ciências cognitivas, as mudanças ocorridas no contexto educacional e as novas demandas por conhecimento da sociedade conectada. Para a realização dessa reflexão foi realizada um levantamento bibliográfico por meio da pesquisa qualitativa para embasamento teórico e problematização do tema. Com o resultado concluímos que a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação promove um novo conceito na forma de repensar a cognição, a aprendizagem e as novas demandas por conhecimento do século XXI.

Publicado
2019-06-28