O LETRAMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Nylcemar Berthi Emerick de Oliveira UniEVANGÉLICA
  • Patrícia S. Bagot de Almeida UniEVANGÉLICA
Palavras-chave: Letramento, Educação Infantil, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como escopo analisar o letramento no contexto da Educação Infantil, buscando compreender em que cenário surgiu o letramento, a definição dessa prática, os modelos de letramento existentes, a identificação e análise dos gêneros e modalidades utilizados, bem como as metodologias para associar o letramento à leitura e a interpretação de texto. Para tal foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, desenvolvida através de revisão bibliográfica a partir de obras publicadas buscando compreender o que a literatura aponta sobre o objeto de estudo dos autores Angela Kleiman, Magda Soares, Marlene Carvalho e Roxane Rojo. Deste modo, demonstraremos as multiformas do letramento na educação infantil e o quão essencial é na prática pedagógica um ambiente letrado para a inserção das crianças no mundo atual.

Publicado
2019-06-28