BRINQUEDOTECA: ARTE, CULTURA, LÚDICO E EDUCAÇÃO

  • Giullia Bheatriz Pereira de Souza UniEVANGÉLICA
  • Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGÉLICA
Palavras-chave: Brinquedoteca, Brinquedoteca Comunitária, Lúdico, Cultura e Arte

Resumo

As brinquedotecas comunitárias têm sido foco de admiração visto que existe uma expectativa de que seu papel contemple o atendimento a crianças nos aspectos educacionais, culturais e lúdicos, pautado em uma proposta pedagógica. A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o trabalho desenvolvido pela brinquedoteca comunitária da Associação Ludocriarte, identificando os elementos da cultura, da arte, da educação e do lúdico. Como objetivos específicos, buscamos conceituar a brinquedoteca comunitária descrevendo suas finalidades; discorrer sobre a Associação Ludocriarte estabelecendo uma relação desta com as expectativas que se espera de uma brinquedoteca comunitária e descrever como é o atendimento ao público na Associação Ludocriarte. As metodologias utilizadas foram: revisão bibliográfica, coleta de dados por meio de entrevista junto à coordenação da brinquedoteca da Associação Ludocriarte, análise da página eletrônica da Associação e observação. Os resultados revelam que a brinquedoteca atende aos critérios da arte com ludicidade associados a cultura e educação estando atenta aos aspectos do desenvolvimento integral das crianças e, portanto, é de grande relevância junto à comunidade uma vez que tem contribuído significativamente na formação.

Publicado
2019-06-28