METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

  • Gabriella Braga Rodrigues UniEVANGÉLICA
  • Maria Cecilia Martínez Amaro Freitas UniEVANGÉLICA
Palavras-chave: Práticas pedagógicas, Síndrome de Down, Inclusão

Resumo

Considera-se que as crianças com Síndrome de Down necessitam de metodologias e estratégias que sejam capazes de lhes oportunizar o acesso ao conhecimento no processo de ensino aprendizagem, pois estas crianças, em virtude das limitações biológicas ocasionadas pela síndrome, apresentam características próprias, as quais devem ser consideradas no universo escolar. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa visa analisar as metodologias e estratégias para o processo de ensino aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. A abordagem teórico-metodológica do estudo é baseada em pesquisa bibliográfica. A pesquisa aborda a caracterização dos fatores genéticos; como ocorre a aprendizagem dos alunos com Down e as metodologias e estratégias propostas pelos pesquisadores no processo de aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Dessa maneira, entende-se que o aluno com Síndrome de Down necessita de um atendimento educacional de qualidade e que atenda de maneira eficaz as suas necessidades. Para isso, a escola precisa de profissionais qualificados que atendem as crianças com Down, utilizando metodologias e estratégias que efetivem possibilidades para que a criança aprenda com autonomia e qualidade.

Publicado
2019-06-28