O USO DE TÉCNICAS MNEMÔNICAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Érica Regina Frota Mota
  • Marcia Sumire Kurogi Diniz

Palavras-chave:

Crianças, Dificuldades de aprendizagem, Memória, Técnicas mnemônicas

Resumo

O objetivo deste estudo é entender a importância do uso das técnicas mnemônicas no aprender das crianças e como objetivos específicos compreender o funcionamento da memória e os fatores psicológicos necessários ao processo de aprendizagem e analisar as estratégias que podem minimizar o avanço do índice de crianças com dificuldades de aprendizagem. Em busca deste objetivo foram utilizadas pesquisas bibliográficas feita em livros, artigos, teses, dissertações e Tecnologia, Entretenimento, Design –TED, baseados em publicações científicas da área da saúde e educação. Estudos de diversas áreas mostram como é importante conhecer o funcionamento do Sistema Nervoso Central, no que diz respeito à memória e seus três momentos: aquisição, consolidação e evocação para direcionar o trabalho pedagógico e saber utilizar as técnicas mnemônicas, sendo estas estratégias cognitivas um meio de propiciar o armazenamento mais eficiente de informações na memória de longo prazo. Verificou-se que o uso destas estratégias, as técnicas mnemônicas para crianças, têm lugar de destaque na educação e que sua utilização contribui para a aquisição de novos conhecimentos. Concluiu-se que as técnicas mnemônicas ao serem utilizadas por professores na aprendizagem escolar dos alunos poderão transformar o aprender exaustivo em saber lúdico e prazeroso, onde o aluno ao aprendê-las pode repetir aquela que lhe apresentou melhor eficácia.

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Publicado

2018-08-16

Edição

Seção

Psicopedagogia Clínica e Institucional