FITOQUÍMICA FOLIAR DE Justicia nodicaulis (Nees) Leonard (ACANTHACEAE) OCORRENTE EM CERRADO GOIANO

Autores

  • Joel Francisco de Moura Júnior UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS – UniEVANGÉLICA
  • Josiel Araújo Lemes UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS – UniEVANGÉLICA
  • Grecilene Dionizio de Souza UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS – UniEVANGÉLICA
  • Marcos Rodrigo Beltrão Carneiro UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS – UniEVANGÉLICA
  • Márcio Junior Pereira UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS – UniEVANGÉLICA
  • Josana Castro Peixoto Centro Universitário de Anápolis e Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.37951/2595-6906.2023v7i1.9456

Palavras-chave:

fitoquímicos; plantas medicinais; Cerrado, Justicia.

Resumo

A família Acanthaceae possui em média 240 gêneros e 3.240 espécies distribuídas de forma pantropical, dentre esta família, o gênero Justicia, se difere por ser o maior, com 900 espécies registradas. Na medicina popular, através de registros etnobotânicos e fitoquímicos, pode se identificar, que, este gênero contribui abundantemente na utilização entre as populações e possui um grande interesse etnobotânico, dentre a fitoquímica mais ocorrente no gênero Justicia são relatados a presença de lignanas, flavanóides, terpenóides e alcaloides, que são de grande importância na farmacologia, A espécie Justicia nodicaulis (Nees) Leonard, engloba sua distribuição no cerrado goiano, possuindo predominantemente folhas opostas, simples, lanceoladas e margens onduladas. Neste estudo, o objetivo consistiu em observar e registrar as principais classes de metabólitos secundários das estruturas foliares da espécie Justicia nodicaulis ocorrente na área de Preservação Ambiental na Unidade Experimental do Centro Universitário de Anápolis – GO, propondo assim, uma contribuição de registro para pesquisa da família Acanthaceae, No que se refere a metodologia de coleta, foram reunidas porções de folhas jovens (proporção de tamanho menor) e adultas (proporção de tamanho maior), sendo preferivelmente extraídas descensionalmente do terceiro nó, identificadas a logo abaixo da extremidade da espécime, foram coletadas amostras, de 10 espécimes de J. nodicaulis em cada agrupamento ao longo do córrego da área experimental do Centro Universitário de Anápolis. Materiais que foram adquiridos com o objetivo de realizar a prospecção fitoquímica, como também, o levantamento dos óleos essenciais, as folhas foram secas ao ar durante sete dias até peso constante. Para obter a análise qualitativa das classes de metabólicos secundários mais ocorrentes na espécie, foram utilizadas metodologias amoldadas descritas nas literaturas da ciência da fitoquímica. Entre os resultados, foram obtidos nas folhas novas e adultas, cumarinas, taninos, heterosideos antraquinônicos, flavonoides, cardioativos

A família Acanthaceae possui em média 240 gêneros e 3.240 espécies distribuídas de forma pantropical, dentre esta família, o gênero Justicia, se difere por ser o maior, com 900 espécies registradas. Na medicina popular, através de registros etnobotânicos e fitoquímicos, pode se identificar, que, este gênero contribui abundantemente na utilização entre as populações e possui um grande interesse etnobotânico, dentre a fitoquímica mais ocorrente no gênero Justicia são relatados a presença de lignanas, flavanóides, terpenóides e alcaloides, que são de grande importância na farmacologia, A espécie Justicia nodicaulis (Nees) Leonard, engloba sua distribuição no cerrado goiano, possuindo predominantemente folhas opostas, simples, lanceoladas e margens onduladas. Neste estudo, o objetivo consistiu em observar e registrar as principais classes de metabólitos secundários das estruturas foliares da espécie Justicia nodicaulis ocorrente na área de Preservação Ambiental na Unidade Experimental do Centro Universitário de Anápolis – GO, propondo assim, uma contribuição de registro para pesquisa da família Acanthaceae, No que se refere a metodologia de coleta, foram reunidas porções de folhas jovens (proporção de tamanho menor) e adultas (proporção de tamanho maior), sendo preferivelmente extraídas descensionalmente do terceiro nó, identificadas a logo abaixo da extremidade da espécime, foram coletadas amostras, de 10 espécimes de J. nodicaulis em cada agrupamento ao longo do córrego da área experimental do Centro Universitário de Anápolis. Materiais que foram adquiridos com o objetivo de realizar a prospecção fitoquímica, como também, o levantamento dos óleos essenciais, as folhas foram secas ao ar durante sete dias até peso constante. Para obter a análise qualitativa das classes de metabólicos secundários mais ocorrentes na espécie, foram utilizadas metodologias amoldadas descritas nas literaturas da ciência da fitoquímica. Entre os resultados, foram obtidos nas folhas novas e adultas, cumarinas, taninos, heterosideos antraquinônicos, flavonoides, cardioativos e saponínicos. Entre o levantamento dos óleos essenciais foram obtidos 49 integrantes mais ocorrentes da literatura analisada. É incalculável a importância etnobotânica e farmacológica deste gênero, este estudo, contribuirá para pesquisas futuras, tendo em vista a abundância do gênero Justicia no cerrado goiano, ainda será necessário análises farmacológicas das demais espécies para um completo levantamento da importância medicinal.

 

 

e saponínicos. Entre o levantamento dos óleos essenciais foram obtidos 49 integrantes mais ocorrentes da literatura analisada. É incalculável a importância etnobotânica e farmacológica deste gênero, este estudo, contribuirá para pesquisas futuras, tendo em vista a abundância do gênero Justicia no cerrado goiano, ainda será necessário análises farmacológicas das demais espécies para um completo levantamento da importância medicinal.

 

 

Publicado

2023-02-10