Óleos essenciais e compostos isolados com efeito antibacteriano
DOI:
https://doi.org/10.37951/2595-6906.2021v7i1.6946Palavras-chave:
Myrocarpus fastigiatus, Cymbopogon winterianus, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella spp.Resumo
É notável que óleos essenciais e compostos voláteis isolados apresentem atividades biológicas com alto potencial farmacêutico, bioquímico, biotecnológico e agrícola. Este estudo teve por objetivo avaliar óleos essenciais e compostos voláteis isolados sobre grupos de bactérias Gram-positivas e Gram negativas verificando seu efeito bactericida. Os óleos essenciais de Myrocarpus fastigiatus e Cymbopogon winterianus, e os compostos isolados aldeído C:8, Cinamaldeído, α-ionona e aldeído hexil cinâmico foram obtidos e doados pelo laboratório de Química Orgânica e de Produtos Naturais da Universidade Federal de Jataí, Goiás, Brasil. O ensaio antibacteriano foi realizado pelo método de difusão em disco de papel e o halo de inibição determinado em milímetros (mm) para Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella sorovar Thyphymurium e sorovar Enteritidis, e Enterococcus faecalis. Os óleos essenciais apresentaram boa ação antibactericida, embora os compostos isolados tenham demonstrado maior aptidão bactericida sobre a maioria das bactérias testadas. Salmonella sorovar Thyphymurium e sorovar Enteritidis demonstram resistência sobre os óleos essenciais e compostos isolados. No entanto, as demais cepas bacterianas apresentaram sensibilidade aos complexos grupos de fitomoléculas verificadas nesse estudo. Conclui-se que tanto os óleos essenciais quanto os compostos voláteis isolados testados, apresentam potencial uso farmacêutico e biológico para as cepas avaliadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.