GANHO DE PESO EM BOVINOS DA RAÇA NELORE EM FUNÇÃO DO USO DE SUPLEMENTO AMINOÁCIDO INJETÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2595-6906.2021v5i1.6884Palavras-chave:
Betavulgaris L., Ureia, ProdutividadeResumo
A carne bovina é um dos alimentos mais consumidos, com isso, pecuaristas buscam formas de intensificar o ganho de peso na bovinocultura de corte para atenuar a produção. A utilização de aminoácido injetável tem como objetivo corrigir as deficiências nutricionais da alimentação animal elevando o seu ganho de peso. A partir do exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar o ganho de peso em bovinos da raça Nelore em função do uso de suplemento aminoácido injetável. O experimento foi conduzido na Fazenda Recanto, Munícipio da Vila Propicio estado de Goiás, no período entre outubro a novembro de 2020. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com 60 novilhas Nelore, divididos em dois lotes de 30 animais, em que, os animais do lote 1 receberam o tratamento do suplemento aminoácido injetável, enquanto no lote 2 não receberam o suplemento aminoácido injetável. Durante o estudo os animais foram mantidos em piquetes com pastagem de Brachiária brizantha, em que, tiveram a sua disposição, em cocho coberto, sal mineral proteinado, dando a disponibilidade de avaliar a solução de aminoácidos nos animais nas mesmas condições. Avaliou-se o peso corporal inicial, o ganho de peso e o ganho médio diário. Os resultados do ganho de peso e ganho médio diário teve uma diferença significativa entre os dois lotes, os animais do lote 1 (aminoácido) obtiveram um ganho de peso total de 59,56 Kg e o ganho médio diário foi de 1,191 Kg, enquanto no lote 2 (testemunha) tiveram um ganho de peso total de 29,2 Kg e o ganho médio diário foi de 0,584 Kg. Portanto a aplicação do suplemento aminoácido injetável em bovinos da raça Nelore melhorou o desempenho e ganho de peso dos animais.
Palavras-chave: Bovinocultura de corte; Desempenho; suplemento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.