BIOAGENTES NA SUPRESSÃO DA VASSOURA-DE-BRUXA E PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO NA CULTURA DO CACAUEIRO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2595-6906.2021v5i1.6546Palavras-chave:
Controle biológico, Theobroma cacao, Moniliophthora perniciosaResumo
Os grandes problemas na produtividade do cacau é o ataque de várias doenças, sendo a principal a Vassoura-de-bruxa, que é causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa. Este trabalho objetiva-se o avaliar a supressão da doença Vassoura-de-bruxa e a avaliação da promoção de crescimento em mudas de cacau com o uso de bioagentes. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos inteiramente casualizados, em condições de telado, com os seguintes tratamentos foram: T1- testemunha; T2- Trichodermil® (Trichoderma harzianum); T3- Bacillus sp.; T4- Burkholderia pyrrocinia. Foi realizado dois tipos de aplicações, uma via foliar e outra via rega, ocorrido de forma simultânea, para a avaliação da severidade da doença, os tratamentos foram aplicados aos 7, 14, 82 e 90 dias após o plantio. Nos resultados obtidos, todos os bioagentes testados foram capazes de a doença, além de apresentarem potencial na promoção de crescimento das plantas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.