PARÂMETROS PRODUTIVOS E FISIOLÓGICOS DE CULTIVARES DE AMENDOIM
DOI:
https://doi.org/10.37951/2595-6906.2021v5i1.6511Palavras-chave:
Arachis hypogaea L., Fisiologia Vegetal, Produtivo, VariedadesResumo
Estudos de adaptabilidade, caracterização agronômica e potencial produtivo do amendoim, incluindo informações sobre características morfofisiológicas, tornam-no uma estratégia para a escolha da melhor cultivar. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi verificar as características fisiológicas e a produtividade de diferentes cultivares de amendoim. Em janeiro de 2019 foi instalado um experimento na Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, Acampamento Regional Paulista, localizado no município de Adamantina, estado de São Paulo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com seis tratamentos, ou seja, cultivares de amendoim: Tatu, Sempre Verde, OL3, OL5, 503 e 505 e com seis repetições totalizando 36 parcelas, sendo cada parcela composta por três plantas. A cultivar Tatu apresentou baixos valores de características morfológicas e produtividade em relação às demais cultivares. As cultivares OL3, OL5, 503 e 505 apresentaram maiores médias de produtividade. Grande variabilidade genética foi observada entre as cultivares avaliadas nesta pesquisa devido aos resultados obtidos nas variáveis fisiológicas e de produtividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.