Edição Atual

v. 1 n. 1 (2018): ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DO CURSO DE DIREITO

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DO CURSO DE DIREITO

 

As Atividades Interdisciplinares se iniciaram no Curso de Direito da UniEVANGÉLICA em 2012. As busca pelos múltiplos saberes na formação jurídica contribuíram para adoção de metodologias ativas que superassem os entraves do conservadorismo e do tecnicismo, por meio de uma formação integral, humanista e interdisciplinar.

A finalidade dessa atividade nas turmas de primeiro ao décimo períodos do Curso de Direito é enfatizar as nossas experiências coletivas em pensar um curso de Direito que leve em consideração a multidisciplinaridade de olhares necessários à formação do estudante de Direito.

Os textos utilizados para o diálogo interdisciplinar são escolhidos com base em 04 critérios:

  • 1 – O capítulo, obra ou artigo escolhido deve ter estreita relação com os eixos de formação do curso de Direito, (Diretrizes Curriculares Nacionais);
  • 2 – A utilização de textos e recursos didáticos que possibilitem o despertar no aluno e interesse pelas disciplinas jurídicas relacionadas ao estudo do Estado, Ética e Sociedade;
  • 3 – A aplicação do Direito no âmbito judicial e extrajudicial, por meio de atividades educacionais que propiciem a formação cidadã;
  • 4 – A promoção da interdisciplinaridade por meio de atividades acadêmicas previstas no andamento do semestre letivo em questão, proporcionando ao aluno um momento de prática inter ou multidisciplinar integrada.

De acordo com o modelo proposto, as disciplinas da Matriz Curricular não são concebidas enquanto unidades delimitadas e rígidas, pelo contrário, elas são pensadas enquanto unidades com limites fluidos que estabelecem relações com as demais disciplinas do semestre letivo a fim de compor um todo harmônico. Esse todo é articulado sincronicamente e diacronicamente, num movimento dialético que propicia aprendizagens significativas.

Concluindo, esclarecemos que as Atividades Interdisciplinares contribuem para despertar o desejo de formar cidadãos capazes de exercer o Direito com responsabilidade ética e social, adotando novas práticas que permitam uma relação dialógica, onde docentes e discentes se beneficiem do conhecimento produzido e difundido na universidade, na comunidade acadêmica e na sociedade em geral.

 

Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro

Coordenadora Pedagógica

Publicado: 2019-02-06

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